Empédocles estabelece quatro elementos corporais - fogo, ar, água e terra -, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante misturas e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais aqueles são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio.
SIMPLÍCIO. Física, 25, 21. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque
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exalta a investigação filosófica. |
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transcende ao mundo sensível. |
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evoca a discussão cosmogônica. |
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fundamenta as paixões humanas. |
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corresponde à explicação mitológica. |
A questão faz menção aos pré-socráticos e, sendo assim, traz o debate sobre a "arché", princípio natural do cosmos ou, dito de outra maneira, elemento primordial para a origem do universo. Na abordagem desse tema, alguns conceitos comumente aparecem, entre eles o conceito de cosmologia e o conceito de cosmogonia.
Quando usamos o verbete "cosmologia" nos referimos à área da filosofia que estuda, pensa e debate o cosmos, de forma "racional" (lógica). A história da filosofia começa justamente pela cosmologia, mas, a bem da verdade, depois dos pré-socráticos ninguém mais se interessou muito pelo assunto. Então, ao falar em cosmologia, imediatamente pensamos em autores como Empédocles.
Quando usamos o verbete "cosmogonia", tradicionalmente nos referimos à mitologia, ou seja, nos referimos às explicações fantasiosas que existiam antes do surgimento da filosofia, explicações assim chamadas (de fantasiosas) porque repletas de elementos não lógicos ou desprovidas de relações e nexos causais plausíveis. Entretanto, vale uma observação: essa relação entre cosmogonia e mitologia é, como supracitado, "tradicional", não necessária. Pensando etimologicamente, "cosmogonia" significa "origem do mundo". Essa origem pode se dar através de elementos naturais, como a água de Tales ou os 4 elementos de Empédocles (fogo, ar, água e terra), ou através de elementos fantasiosos (e por isso relacionamos, comumente, cosmogonia e mitologia).
Dito isso, analisemos os itens a seguir:
a) Incorreta. A busca pelas causas primeiras do universo revelou-se como fundamental para o surgimento do pensamento filosófico (e não para a sua "exaltação", como coloca o item) na medida em que se consolidou como ponto de partida para a racionalização do mundo. Ademais, se é verdade que a investigação filosófica viu, em pré-socráticos como Empédocles, a tentativa de substituir os elementos divinos da mitologia grega pelos elementos naturais do cosmos, é verdade também que vários dos primeiros filósofos misturavam elementos naturais a ideias transcendetais (míticas), como o próprio texto do exercício mostra (Empédocles relaciona os 4 elementos com o Amor e o Ódio); sem contar que, por óbvio, essa "mistura" não tem nenhum nexo causal plausível. Por esses motivos (uso do verbo "exaltar" e a mistura de elementos naturais com elementos "transcendentais", não podemos dizer que o texto de Empedócles, ao trazer o debate sobre a arché, "exalta a investigação filosófica".
Nota: Não podemos deixar de notificar que a questão tem problemas de clareza e falta de rigor conceitual. Isso porque o estudante poderia pensar: "Mas se os pré-socráticos ajudaram a filosofia a nascer, eles não à exaltaram, de certo modo?". Embora esse seja um raciocínio válido, ele não nos parece suficiente para sustentar a alternativa como correta, conforme explicações acima, já que contribuir para o nascimento não é o mesmo que exaltar.
b) Incorreta. Não podemos afirmar que uma das características do pensamento pré-socrático é a transcendência do mundo sensível, uma vez que muitos dos primeiros filósofos estabeleciam como arché do universo elementos naturais e, como tais, pertencentes ao mundo sensível. O próprio Tales de Mileto, talvez o mais conhecido dos pré-socráticos, disse ter sido a água o elemento primordial do cosmos.
c) Correta. A discussão cosmogônica é a discussão sobre as origens do universo. Relaciona-se, portanto, às diferentes cosmovisões existentes na Grécia Antiga. Embora o termo seja frequentemente utilizado para falar de questões míticas, pode também ser utilizado para se referir a outras interpretações de mundo, como a filosófica. Nesse sentido, poderíamos dizer que o debate sobre a arché é um debate sobre a origem do mundo, debate próprio de cada pré-socrático. No entanto, mesmo que atrelemos cosmogonia apenas à mitologia, ainda assim o item permanece correto, devido ao verbo que o item utiliza: evocar. Isso porque todas as vezes que qualquer pré-socrático discute a arché do universo ele evoca (chama, traz ao debate) a discussão cosmogônica, ou seja, chama o debate da origem do mundo, mesmo que seja a origem fantasiosa do mundo (nesse caso ele, pré-socrático, estaria "evocando" o debate para contrapor as ideias fantasiosas por trás dos mitos).
d) Incorreta. As paixões humanas em nada se relacionam com o debate dos pré-socráticos e suas buscas pelos elementos primordiais da criação.
e) Incorreta. A arché não corresponde às explicações mitológicas e, via de regra, as contrapõe.