Logo ENEM

Questão 47 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 47

Urbanização brasileira

     Macrocefalia urbana pode ser entendida como a massiva concentração das atividades econômicas em algumas metrópoles que propicia o desencadeamento de processos descompassados: redirecionamento e convergência de fluxos migratórios, déficit no número de empregos, ocupação desordenada de determinadas regiões da cidade e estigmatização de estratos sociais, que comprometem substancialmente a segurança pública urbana.  

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2004.

O processo de concentração espacial apresentado foi estimulado por qual fator geográfico?

 



a)

Limitação da área ocupada.

b)

Êxodo da população do campo.

c)

Ampliação do risco habitacional.

d)

Deficiência do transporte alternativo.

e)

Crescimento da taxa de fecundidade.

Resolução

O processo de macrocefalia urbana gera a formação de espaços urbanos muito grandes e densamente povoados cujo crescimento se dá de forma acelerada e desordenada. Tais características reproduzem e ampliam inúmeros problemas encontrados nas grandes cidades de países subdesenvolvidos, tais como exclusão social, desemprego, problemas socioambientais, dificuldade na mobilidade urbana e na capacidade de realização de planejamento urbano para superação desses obstáculos. A combinação dos problemas descritos gera o processo de segregação espacial que por sua vez intensifica a exclusão social nos espaços urbanos.

a) Incorreta. As cidades do mundo onde ocorrem o processo de macrocefalia se localizam tanto em regiões mais limitadas em termos de tamanho quanto em grandes áreas geográficas.

b) Correta. A concentração de atividades econômicas em poucos pontos do território exerce uma forte atração sobre os migrantes, esses oriundos especialmente de áreas rurais. A enorme parcela  da população que fez êxodo rural em países subdesenvolvidos, especialmente após 1940, fugia das péssimas condições de vida no campo. O elevado grau de concentração fundiária, o desemprego e a pobreza geravam precariedade do padrão de vida dessas pessoas, que migraram para áreas urbanas em busca de melhores condições.

c) Incorreta. O risco habitacional, sendo encarado tanto como a falta de acesso à moradia quanto ao perigo iminente que esta pode oferecer à vida das pessoas, é uma consequência (e não causa ou fator estimulador) do processo de macrocefalia, pois o elevado número de pessoas que não tem acesso a condições de moradia digna é reflexo da exclusão social.

d) Incorreta. A macrocefalia urbana é expressa no espaço por uma deficiência e precariedade dos sistemas de transportes públicos tradicionais (sistemas de ônibus, ferroviário e metroviário), sendo isso uma consequência (não causa) da macrocefalia. Por conta disso muitas vezes a população de baixa renda até encontra formas alternativas de minimizar o problema.

e) Incorreta. Embora as taxas de fecundidade fossem elevadas nos países subdesenvolvidos no pós 2ª Guerra, não houve um aumento da taxa de fecundidade. Havia um acelerado crescimento populacional provocado pela queda da taxa de mortalidade.