Logo ENEM

Questão 48 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 48

Escolas Helenísticas

      Entretanto, nosso amigo Basso tem ânimo alegre. Isso resulta da filosofia: estar alegre diante da morte, forte e contente qualquer que seja o estado do corpo, sem desfalecer, ainda que desfaleça.

SÊNECA, L. Cartas morais. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990.


O excerto refere-se a uma carta de Sêneca na qual se apresenta como um bem fundamental da filosofia promover a



a)

valorização de disputas dialógicas. 

b)

rejeição das convenções sociais.     

c)

inspiração de natureza religiosa.

d)

exaltação do sofrimento.     

e)

moderação das paixões. 

Resolução

Sêneca, como representante do pensamento helênico estoico, levou as reflexões estoicas ao mundo romano, incluso as reflexões sobre a morte e a necessidade de controlar o corpo e as paixões, através do comedimento. Assim:

a) Incorreta. Nesse pensamento não há a valorização das disputas dialógicas, que seriam aquelas pautadas nas longas conversas socráticas e platônicas, por exemplo, ou nos embates sofistas. 

b) Incorreta. A rejeição das convenções sociais era valorizada por outro grupo helênico, que não os estoicos, mas sim os cínicos. A questão, como posto acima, remonta a Sêneca, porém, os pensadores romanos bebem das filosofias gregas da época de Alexandre e, nesse caso, o item tentou, digamos assim, confundir o candidato, no que diz respeito à influência de Sêneca.

c) Incorreta. Embora o tema da morte seja um tema comum no meio religioso, ele é aqui abordado como um tema estoico. Sêneca escreve, portanto, sob inspiração filosófica, não sob inspiração religiosa, como diz a questão. O estoicismo foi um importante movimento filosófico do Período Helênico e um de seus temas favoritos era o da morte. Aliás, esse tema também era um dos prediletos do epicurismo. É de Epicuro, por exemplo, a frase "Onde eu estou a morte não está; onde ela está, eu não estou". Por outro lado, é dos estoicos a frase "Morrer é honorável". 

d) Incorreta. O estoico não quer valorizar o sofrimento, mas apenas sofrer sem murmurar, no sentido de aceitar com calma e em silêncio as coisas que não podem ser mudadas, como é o caso da morte. Não está ao nosso alcance revertê-la, então, segundo os estoicos, é melhor aceitá-la, com o mínimo de sofrimento possível.

e) Correta. Moderar as paixões, no sentido de não deixar que nos tomem e façam conosco o que bem entendem, é uma das admoestações estoicas. A ideia é não deixar com que as sensações e os sentimentos ofusquem nossa capacidade de pensar e, consequentemente, coloquem em xeque nosso controle e discernimento.