Logo ENEM

Questão 49 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 49

Civilizações Pré-Colombianas

Quando os espanhóis chegaram à América, estava em seu apogeu o império teocrático dos Incas, que estendia seu poder sobre o que hoje chamamos Peru, Bolívia e Equador, abarcava parte da Colômbia e do Chile e alcançava até o norte argentino e a selva brasileira; a confederação dos Astecas tinha conquistado um alto nível de eficiência no vale do México, e no Yucatán, na América Central, a esplêndida civilização dos Maias persistia nos povos herdeiros, organizados para o trabalho e para a guerra. Os Maias tinham sido grandes astrônomos, mediram o tempo e o espaço com assombrosa precisão, e tinham descoberto o valor do número zero antes de qualquer povo da história. No museu de Lima, podem ser vistos centenas de crânios que receberam placas de ouro e prata por parte dos cirurgiões Incas.

GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 2012.

As sociedades mencionadas deixaram como legado uma diversidade de

 



a)

bens religiosos inspirados na matriz cristã.

b)

materiais bélicos pilhados em batalhas coloniais.

c)

heranças culturais constituídas em saberes próprios.

d)

costumes laborais moldados em estilos estrangeiros.

e)

práticas medicinais alicerçadas no conhecimento científico. 

Resolução

a) Incorreta. As civilizações mesoamericanas, tais como as citadas no texto, não tiveram contatos relevantes com os povos europeus até o final do século 15. Dessa forma, não é possível encontrar qualquer vinculação desses povos com religiões de matriz cristã.

b) Incorreta. Segundo o texto, o legado das civilizações citadas é muito vasto e está em várias áreas da vida humana. Porém, em nenhum momento foi destacado o quesito armamentos de guerra. Na verdade, sabemos que um dos fatores para a conquista espanhola foi a superioridade nesse setor, uma vez que os europeus já dispunham de armamentos de fogo e os mesoamericanos não.

c) Correta. De fato, o texto destaca que as civilizações em questão desenvolveram de forma própria conhecimentos em várias áreas, tais como astronomia, matemática e medicina, herdados por civilizações posteriores.

d) Incorreta. O contato das civilizações mesoamericanas com os europeus se deu mais diretamente apenas a partir do final do século 15. Sendo assim, não é possível afirmar que seus costumes laborais foram fruto de contatos com estrangeiros.

e) Incorreta. Embora a prática medicinal da cirurgia de crânios ser um grande destaque da civilização inca, não podemos afirmar que isso tenha sido alicerçado por meio do acúmulo de conhecimentos científicos. A ciência e suas metodologias, tais como conhecemos hoje surgiu por volta do século 17, fruto principalmente do renascimento cultural ocorrido na Europa entre os séculos 14 e 16, sendo tais práticas muito anteriores.