Logo ENEM

Questão 56 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 56

Cultura (Sociologia)

Hoje sou um ser inanimado, mas já tive vida pulsante em seivas vegetais, fui um ser vivo; é bem verdade que do reino vegetal, mas isso não me tirou a percepção de vida vivida como tamborete. Guardo apreço pelos meus criadores, as mãos que me fizeram, me venderam, e pelas mulheres que me usaram para suas vendas e de tantas outras maneiras. Essas pessoas, sim, tiveram suas subjetividades, singularidades e pluralidades, que estão incorporadas a mim. É preciso considerar que a nossa história, de móveis de museus, está para além da mera vinculação aos estilos e à patrimonialização que recebemos como bem material vinculado ao patrimônio imaterial. A nossa história está ligada aos dons individuais das pessoas e suas práticas sociais. Alguns indivíduos consagravam-se por terem determinados requisitos, tais como o conhecimento de modelos clássicos ou destreza nos desenhos.

FREITAS, J. M.; OLIVEIRA, L. R. Memórias de um tamborete de baiana: as muitas vozes em um objeto de museu. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, n. 14, maio-ago, 2020 (adaptado).


Ao descrever-se como patrimônio museológico, o objeto abordado no texto associa a sua história às



a)

habilidades artísticas e culturais dos sujeitos

b)

vocações religiosas e pedagógicas dos mestres

c)

naturezas antropológicas e etnográfica dos expositores.

d)

preservações arquitetônica e visual dos conservatórios.

e)

competências econômicas e financeiras dos comerciantes.

Resolução

a) Correta. O texto deixa claro que um objeto que está em exposição em um museu é muito mais do que apenas uma classificação de uma época ou movimento artístico. Na verdade, ele é revelador do local onde a matéria prima para sua confecção foi retirada, dos artistas que o produziram e das pessoas que o utilizaram ao longo dos anos.

b) Incorreta. Não é possível afirmar que os objetos encontrados nos museus apenas revelem características religiosas daqueles que o produziram. Na verdade, está claro que cada objeto possui uma história muito ampla, que vai além dessas características descritas pela alternativa.

c) Incorreta. Os objetos pertencentes aos museus não revelam as características apenas de seus expositores, mas também do lugar onde foram produzidos e das pessoas que os utilizaram.

d) Incorreta. Os objetos museológicos estão ligados a características que transcendem a questão arquitetônica ou visual do local onde estão guardados. Na verdade, revelam toda uma teia de relações muito anteriores a chegada do objeto ao local de exposição.

e) Incorreta. O texto não associa a questão da história dos objetos museológicos à competência financeira dos comerciantes.