Logo ENEM

Questão 57 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 57

Sofistas Filosofia Antiga

      Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos, os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega. Assim recolocada na história, a filosofia despoja-se desse caráter de revelação absoluta que às vezes lhe foi atribuído, saudando, na jovem ciência dos jônios, a razão intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto não viu nascer a Razão; ela construiu uma Razão, uma primeira forma de racionalidade. Essa razão grega não é a razão experimental da ciência contemporânea.

VERNANT, J. P. Origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002.


Os vínculos entre os fenômenos indicados no trecho foram fortalecidos pelo surgimento de uma categoria de pensadores, a saber:



a)

Os espicuristas, envolvidos com o ideal de vida feliz. 

b)

Os estoicos, dedicados à superação dos infortúnios.

c)

Os sofistas, comprometidos com o ensino da retórica. 

d)

Os peripatéticos, empenhados na dinâmica do ensino. 

e)

Os poetas rapsodos, responsáveis pela narrativa do mito. 

Resolução

O surgimento da pólis e o nascimento da filosofia: esses são os dois fenômenos que o enunciado da questão menciona e, quando pensados em conjunto, nos remetem à importância do diálogo e da argumentação, bem como aos mestres desses recursos: Sócrates e os Sofistas.

a) Incorreta. Os epicuristas foram pensadores no mundo helênico e, sendo assim, não fizeram parte do surgimento da pólis e do nascimento da filosofia, fatos de aproximadamente quatro séculos antes do epicurismo.

b) Incorreta. O mesmo motivo que exclui o item A também leva à exclusão do item B. O estoicismo nasce no momento em que a pólis já está declinando, em função do domínio de Alexandre, o Grande.

c) Correta. Os sofistas contribuíram para o nascimento da pólis e também para o nascimento da filosofia (mais para a concretização da filosofia que seu nascimento; ou, ainda, mais para o nascimento da filosofia antropológica do que da filosofia no seu todo). Na medida em que ensinavam a retórica (inclusive, comumente direcionavam esse ensino aos políticos), esses pensadores contribuíam para as disputas argumentativas que aconteciam nos espaços públicos, disputas importantes para o fortalecimento das cidades-estados.

d) Incorreta. Peripatéticos eram aqueles que saíam conversando e ensinando para além das edificações "individuais" da pólis. O termo faz referência ao ensino ao ar livre, em caminhadas e situações semelhantes. É muito mais uma metodologia do que uma contribuição ao nascimento da pólis ou à filosofia. Comumente usamos essa denominação para falarmos de Aristóteles.

e) Incorreta. Os rapsodos ajudavam na disseminação das narrativas míticas, na medida em que contavam as fantasias gregas em praças públicas. Entretanto, não ajudaram no nascimento ou construção da filosofia.