Texto I
CAZO. Disponlvel em. www humorpolítico.com br. Acesso em: 21 nov. 2021 (adaptado).
Texto II
É como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso só demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam lá, empurrados para debaixo de vários tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes não têm acesso à internet em suas casas, não têm computadores; têm celulares, mas com pacotes baratos que não permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: É possível elaborar um texto no celular? E possível interagir na aula remota pelo celular?
ASSIS A. E. S. Q. Educação e pandemia. Educação em Revista, n. 37. 2021.
A crítica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporânea:
a) |
Exclusão social. |
b) |
Expansão digital. |
c) |
Manifestação cultural. |
d) |
Organização espacial. |
e) |
Valorização intelectual. |
Os textos evidenciam e criticam o agravamento das desigualdades de acesso à educação na sociedade brasileira durante o período da pandemia. Os jovens de menor renda foram muito mais prejudicados em seu aprendizado por conta da exclusão digital ao qual estão submetidos.
a) Correta. O elevado grau de exclusão social na sociedade brasileira corrobora para o problema da exclusão digital, pois a falta ou a insuficiência de renda atrapalha o acesso à infraestrutura necessária para a inserção digital dos alunos, afetando o aprendizado desses estudantes se comparado aos alunos de classes de maior renda.
b) Incorreta. A expansão digital que ocorreu no país se deu de forma bem desigual e os alunos de baixa renda não foram inseridos a esse processo de expansão ou tiveram uma inserção precária. Uma expansão digital democrática resolveria o problema levantado nos textos.
c) Incorreta. Manifestações culturais contribuem para a disseminação da cultura pela sociedade favorecendo processos de inclusão social. Portanto a crítica presente nos textos não se relaciona com isso.
d) Incorreta. A organização espacial dos locais marcados pela segregação espacial é um fator que interfere na exclusão social, porém os textos não fazem menção a esse aspecto e sim às dificuldades de inserção digital.
e) Incorreta. A valorização intelectual não é um fator gerador nem de exclusão digital nem de exclusão social e, por isso, não é criticada pelo texto.