Logo ENEM

Questão 83 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 83

Transportes Formação territorial do Brasil

Na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o que dizer dos doentes, eternos morimbundos a vagar entre delírios febris, doses de quinino e corredores da morte? O Hospital da Candelária era santuário e túmulo, monumento ao progresso científico e preâmbulo da escuridão. Foi ali, com suas instalações moderníssimas que médicos e sanitaristas dirigiram seu combate Que agradeça sempre a grandeza aos males tropicais. As maiores vitimas, contudo, permaneceriam na sombra à margem do palco, cobaias sem consolo, credores sem nome de uma sociedade que não lhes concedera tempo algum para ser decifrada.

FOOT HARDMAN, F Trem fantasma· modernidade na selva. sao Paulo. Cla. das Letras. 1988 (adaptado).


No texto, há uma crftica ao modo de ocupação do espaço amazónico pautada na 



a)

discrepância entre engenharia ambiental e equilíbrio da fauna.

b)

incoerência entre maquinaria estrangeira e controle da floresta.

c)

incompatibilidade entre investimento estatal e proteção aos nativos.

d)

competição entre farmacologia internacional e produtos de fitoterapia.

e)

contradição entre desenvolvimento nacional e respeito aos trabalhadores.

Resolução

A ferrovia Madeira-Mamoré foi construída no contexto da assinatura do Tratado de Petrópolis (1903) entre Brasil e Bolívia, como parte do acordo que cedia o atual estado do Acre ao Brasil. A função dessa ferrovia estava atrelada ao escoamento da borracha da região amazônica. Após sua inauguração, deu lucro por pouco tempo e, posteriormente, entrou em declínio em função da queda das exportações de borracha do Brasil frente à concorrência asiática.

a) Incorreta. O texto não aborda questões ambientais. O texto critica a oposição entre a os objetos técnicos de engenharia implantados na paisagem (a ferrovia) e a falta de salubridade para os trabalhadores durante a construção dessa obra.

b) Incorreta. O texto apresenta uma incoerência: a modernidade do Hospital da Candelária e o elevado número de mortos quando diz que o hospital era “um monumento ao progresso científico e preâmbulo da escuridão”. Portanto a crítica não reside no controle da floresta e  sim nas condições que produziam todas essas mortes.

c) Incorreta. A maior parte da mão de obra usada na construção da ferrovia não era nativa. Vieram imigrantes da América Central e EUA, além de migrantes nordestinos.

d) Incorreta. O texto faz uma crítica ao elevado número de mortes. O texto não menciona o embate de mercado entre as farmacêuticas internacionais e produtores nacionais de fitoterápicos.

e) Correta.  A ferrovia da Madeira-Mamoré recebeu o título de ferrovia da morte por conta das inúmeras vidas de trabalhadores que foram ceifadas pela malária e outras doenças tropicais. O texto faz uma crítica a esse projeto de desenvolvimento econômico e o descaso com as condições de salubridade dos trabalhadores.