Logo ENEM

Questão 87 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 87

Regionalização brasileira Domínio da Caatinga

Espera, resignado, o dia 13 daquele mês porque, em tal data, usança avoenga lhe faculta sondar o futuro, interrogando a providência. É a experiência tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expõe ao relento, em linha, seis. pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros, de Janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se estão intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu transmudada em aljôfar límpido, é certa a chuva em Janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, é inevitável o inverno benfazejo. Esta experiência é bélissima.

CUNHA. E. Os sertões. São Paulo. Editora Três, 1964.


No experimento descrito, a relação com a paisagem e com a religiosidade permite que o sertanejo seja



a)

afeito à devoção ao aceitar destinos sacralizados.

b)

acostumado à pobreza ao admitir acasos naturais.

c)

habituado ao solo ao conhecer terrenos cultiváveis.

d)

íntimo à Caatinga ao interpretar condições ambientais.

e)

próximo à vegetação ao identificar espécies arbustivas.

Resolução

O experimento das pedrinhas de sal no dia de Santa Luzia faz parte de um conjunto de saberes da população sertaneja que ao longo de sua existência sistematizou diversas formas de análise para predizer as condições de chuva e seca do Sertão Nordestino.

Essas técnicas, marginais ao conhecimento científico, compõem a tradição local e são repassadas pela forma oral e experimental de geração para geração. As técnicas conectam observações feitas sobre a fauna e flora com os elementos climáticos. Algumas dessas técnicas incorporam dimensões culturais, incluindo a religiosidade, como a que é realizada na véspera do dia de Santa Luzia.

a) Incorreta. O texto dá margem para aceitação dessa alternativa como correta porque pode-se interpretar que o sertanejo entende a experiência como uma mensagem da Santa para os seus fiéis; porém, o próprio uso da palavra "experiência" remete a uma prática que é o oposto da passividade, pois por meio de uma "técnica", um saber local, o sertanejo busca interpretar os fenômenos da natureza.

b) Incorreta.  A alternativa tira uma conclusão errada da leitura do texto, pois a relação entre a religiosidade e a paisagem visa uma previsibilidade das condições climáticas que cercam o sertanejo.

c) Incorreta. A relação entre a experiência praticada e a religiosidade visam identificar a previsibilidade da ocorrência ou ausência da chuva, não as condições de solo.

d) Correta. Esses saberes populares de previsão do tempo indicam uma apropriação do sertanejo, por meio da experiência, das condições ambientais que o cercam. Essa apropriação é carregada de simbolismo, pois  traz consigo os elementos da cultura, incluída aí a religiosidade que é um traço marcante da cultura do sertanejo. O fato da experiência ser feita na véspera de Santa Luzia mostra isso, como se a Santa abençoasse tal experimento.

e) Incorreta. A “técnica” utilizada pelo sertanejo não visa identificar as características específicas da vegetação, mas sim do clima no ambiente da Caatinga.