Logo ENEM

Questão 89 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 89

Raça e racismo (Sociologia)

Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos no regime da Chibata?

JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: África, 2014.


O texto, que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a):



a)

Racismo estrutural.

b)

Desemprego latente.

c)

Concentração de renda

d)

Exclusão informacional.

e)

Precariedade da educação.

Resolução

a) Correta. A sociedade brasileira teve a escravidão como uma prática que durou alguns séculos. Assim, mesmo depois da abolição em 1888, as antigas práticas e crenças continuaram arraigadas no cotidiano das nossas relações sociais. O excerto mostra um exemplo do racismo estrutural de nossa sociedade.

b) Incorreta. O texto não se refere em nenhuma de suas passagens a questão do desemprego.

c) Incorreta. Embora a questão da concentração da riqueza afete mais as populações mais vulneráveis, especialmente os descendentes dos ex-escravos e seja um dos pontos mais relevantes de nossa sociedade contemporânea, o texto se refere mais específicamente ao racismo estrutural no Brasil.

d) Incorreta. Não há nenhuma menção no texto a questão de tecnologia ou informática.

e) Incorreta. Embora a questão da falta de acesso a educação formal seja um problema latente em nossa sociedade e afete muito mais diretamente a população negra no Brasil, o ponto central do texto é a questão do racismo estrutural.