Renato foi ao jornaleiro comprar pacotes de figurinhas. Se cada pacote custasse 35 centavos a menos, Renato poderia ter comprado 4 pacotes a mais com os R$136,80 que gastou, e lhe sobrariam 30 centavos de troco.
a) Denote por x a quantidade de pacotes de figurinhas comprados por Renato e por y o preço de cada pacote de figurinha. Exiba um sistema de equações com as incógnitas x e y.
b) Sendo x a quantidade de pacotes de figurinhas compradas, exiba a equação polinomial do 2º grau, na forma , com coeficientes a, b e c inteiros positivos e máximo divisor comum entre a, b e c igual a 1, que tem x como uma de suas raízes.
a) Perceba que, no primeiro momento, Renato comprou pacotes de figurinhas custando reais gastando, no total, R$ 136,80. Isto é:
Porém, se o preço tivesse sido 35 centavos a menos, ou seja, , Renato poderia ter comprado 4 pacotes a mais, que totaliza . Ainda, nessa compra, receberia troco de 30 centavos. Em outra linguagem:
Portanto, o sistema é dado por:
b) Fazendo distributiva na segunda equação do sistema acima, temos:
Pela primeira equação, podemos substituir por :
Substituindo na primeira e organizando, temos: