Logo UNIFESP

Questão 4 Unifesp 2023- 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Pilha

Considere a célula eletroquímica ilustrada a seguir.

Os potenciais de redução das semirreações que podem ocorrer nessa célula, nas condições-padrão, são fornecidos na tabela.

Semirreação E0 padrão (redução)
H(aq)++e-12H2(g) 0,00 V
Cu(aq)2++2e-Cu(s) 0,34 V
Ag(aq)++e-Ag(s) 0,80 V

 

a) Escreva a semirreação que ocorre no polo negativo dessa célula eletroquímica e determine o sentido do fluxo de elétrons pelo condutor externo.

b) Suponha que, por alguma razão, a comunidade científica resolvesse estabelecer um novo padrão para a tabela de potenciais-padrão de eletrodo (redução), escolhendo-se como referência a semirreação Ag(aq)++e-Ag(s) e atribuindo-se a ela o valor de 0,00 V. Nessa nova tabela, qual seria o potencial-padrão associado à semirreação  Cu(aq)2++2e-Cu(s)? A tensão elétrica da célula eletroquímica ilustrada seria modificada? Justifique sua resposta por meio de cálculo.



Resolução

a) Numa célula eletroquímica do tipo pilha, como ilustrado na questão, a reação de que ocorre no polo negativo (ânodo) é a oxidação. A espécie que oxida é a de menor potencial de redução (E0). Pela tabela, o menor potencial redução é o do cobre. Assim, a semirreação que ocorre é:

Cu(s)Cu(aq)2++2 e-.

Obs: A reação de redução que ocorrerá na pilha será a que apresentar MAIOR potencial de redução. Sendo assim, com base nos potenciais padrão de redução fornecidos no exercício, os íons Ag+ serão reduzidos, oxidando o Cu presente na placa.

Em pilhas, o fluxo de elétrons ocorre da semicélula onde ocorre a oxidação para a semicélula onde ocorre a redução. Sendo assim, o fluxo de elétrons pelo condutor externo dessa célula eletroquímica ocorre da semicélula de cobre para a semicélula de prata, como indicado abaixo pela seta vermelha.

b) Caso o padrão de potenciais padrão de redução fosse alterado estabelecendo-se com referência a semirreação de redução da prata (Ag(aq)++e-Ag(s)), deslocando-se o potencial padrão de redução da prata de 0,80 V para 0,00 V (deslocamento de 0,00 - 0,80 = -0,80 V), todos os potenciais padrão de redução deveriam ser deslocados na mesma proporção. Sendo assim, nesse novo sistema, o potencial padrão de redução da reação Cu(aq)2++2 e-Cu(s)deverá ser de 0,34 V - 0,80 V = -0,46 V.

A diferença de potencial (E) de uma célula eletroquímica pode ser calculada como:

E=ERed (cátodo) - ERed (ânodo)

Assim, usando os potenciais de redução fornecidos no enunciado, a ddp da célula eletroquímica apresentada no exercício será:

E = 0,80 - 0,34= 0,46 V

Usando os potenciais de redução onde a semirreação de redução da prata possui potencial padrão de redução ígual a zero e o cobre com potencial de redução de -0,46 V, temos:

E=0 - (-0,46) =0,46 V

Com isso, conclui-se que utilizando potencial de redução a partir do hidrogênio ou da prata como padrão, ou seja, o valor igual a zero, a ddp (E) da célula eletroquímica (pilha) apresentada no exercício será a mesma.