Em um dia de mar agitado, um banhista flutua na água e é atingido por uma onda senoidal de amplitude constante. Essa onda propaga-se para a direita com velocidade constante, fazendo com que o banhista oscile em movimento harmônico simples na direção vertical. As figuras 1 e 2 mostram o banhista e a configuração da água do mar nos instantes t = 0 e t = 3 s, respectivamente, antes de o banhista efetuar uma oscilação completa.
a) Calcule a velocidade de propagação da onda, em m/s, e a frequência de oscilação do banhista, em Hz.
b) Calcule o módulo da velocidade escalar média, em m/s, do banhista entre t = 0 e t = 3 s. Adotando = 3, calcule o módulo da máxima velocidade instantânea, em m/s, do banhista, em seu movimento oscilatório.
a) Podemos determinar a velocidade da onda determinando a velocidade com a qual uma frente de onda está se deslocando.
As setas na imagem acima foram colocadas na crista da onda. Podemos ver que essa frente de onda se deslocou por 6 m entre as imagens. Isso foi feito ao longo de 3 s (dado do enunciado). Como a onda se propaga com velocidade constante podemos determinar a sua velocidade usando a equação para cálculo da velocidade em um movimento uniforme:
Podemos, então, olhar a figura 2 e notar que o valor de 6m corresponde a 3/4 de um comprimento de onda () da onda em questão.
Portanto:
Lembrando que a frequência (f), o comprimento de onda e a velocidade de propagação de uma onda se relacionam por , teremos:
Respostas: e .
b) Ao longo dos 3 s mencionados, se houvéssemos acompanhado o banhista teríamos visto ele sair de sua posição original, atingir a altura máxima (subir 1 m), retornar à posição original (descer 1m) e atingir o mínimo de altura (descer mais 1 m). Como a onda se propaga para a direita há uma crista passando por onde o banhista se encontra antes que ele chegue no vale em que se enocntra. Isso significa que ele percorreu uma distância de 3 m ao longo desses 3 segundos. Com isso sua velocidade escalar média seria:
Observação: Note que neste exercício é pedido a velocidade escalar média e não a velocidade média. Caso buscássemos a velocidade média, que corresponde à razão do deslocamento do objeto pelo tempo associado, teríamos, em módulo: .
A equação que descreve a velocidade transversal de uma onda periódica cossenoidal é dada por:
onde A é a amplitude vertical de oscilação da onda. O valor máximo desta velocidade ocorre quando o seno é igual a 1. Nestas condições temos:
.
Observação: Alternativamente poderíamos ter usado diretamente que , onde é a frequência angular associada ao movimento periódico.
Respostas: e .