O circuito da figura é composto por um gerador, um amperímetro e uma chave interruptora C, inicialmente aberta, todos ideais. Também compõem o circuito quatro lâmpadas: uma lâmpada , de resistência elétrica , e três lâmpadas idênticas , de resistência elétrica cada uma.
O gráfico representa a intensidade da corrente elétrica indicada pelo amperímetro entre os instantes t = 0 e t = 60 s. Desprezando a resistência de todos os fios de ligação e sabendo que a chave C é fechada no instante t = 20 s,
a) calcule, em coulombs, a carga elétrica fornecida pelo gerador ao circuito entre t = 0 e t = 60 s. Calcule o valor da resistência R1 , em ohms.
b) calcule a potência dissipada pelo circuito, em watts, entre t = 20 s e t = 60 s. Calcule o valor da resistência , em ohms.
a) A carga fornecida pelo gerador pode ser determinada pela área sob o gráfico da intensidade da corrente em função do tempo:
A resistência elétrica R1 pode ser calculada pela primeira lei de Ohm, aplicada aos primeiros 20 segundos de funcionamento do circuito, antes da chave ser fechada:
Resposta: Acarga elétrica fornecida pelo gerador ao circuito é igual a 110 C e a resistência elétrica R1 é igual a 240.
b) A potência dissipada pelo circuito é dada por . Logo, para o intervalo entre t = 20s e t = 60s, temos
Como o ramo que contém a as lâmpadas L2 está associado em paralelo à lâmpada L1 (por onde circula uma corrente de intensidade igual a 0,5A) e a corrente total tem intensidade igual a 2,5 A, conclui-se que a corrente que circula pelo referido ramo tem intensidade i2 = 2,0 A.
A resistência equivalente das três lâmpadas L2 é
FInalmente, utilizando a primeira lei de Ohm para esse ramo, temos
Resposta: A potência dissipada pelo circuito é igual a 300 W e a resistência R2 é igual a 40.