Leia o poema de Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lencastre, também conhecida como Marquesa de Alorna, para responder às questões de 03 a 06.
Retratar a tristeza em vão procura
Quem na vida um só pesar não sente,
Porque sempre vestígios de contente
Hão-de apar’cer por baixo da pintura:
Porém eu, infeliz, que a desventura
O mínimo prazer me não consente,
Em dizendo o que sinto, a mim somente,
Parece que compete esta figura.
Sinto o bárbaro efeito das mudanças,
Dos prazeres o mais cruel pesar,
Sinto do que perdi tristes lembranças;
Condenam-me a chorar, e a não chorar,
Sinto a perda total das esperanças,
E sinto-me morrer sem acabar.
(Marquesa de Alorna. Sonetos, 2007.)
Uma característica do poema que antecipa a estética romântica é
a) |
a predileção pela forma fixa. |
b) |
o tom socialmente engajado. |
c) |
o ideal da impessoalidade. |
d) |
a ênfase na expressão subjetiva. |
e) |
o retrato bucólico da paisagem. |
a) Incorreta. Embora o poema seja um soneto, essa forma fixa é própria de movimentos literários filiados à estética clássica (além do próprio Classicismo, o Arcadismo e o Parnasianismo). O Romantismo, por sua vez, busca libertar-se de aspectos formais clássicos, voltando-se para o resgate da poesia popular e pregando uma maior liberdade de criação poética.
b) Incorreta. Não se verifica, no poema, um engajamento social, mas a exploração subjetiva das emoções do eu lírico. Além disso, essa característica está mais atrelada a escolas como o Realismo e o Modernismo.
c) Incorreta. Conforme afirmado anteriormente, o poema em questão explora a subjetividade, como comprova o uso recorrente da primeira pessoa do singular, a fim de explorar as emoções do eu lírico. Por outro lado, o ideal de impessoalidade é caracterizado por um afastamento da voz lírica em relação àquilo que aborda. Trata-se de uma característica marcante, por exemplo, na poesia parnasiana.
d) Correta. Retomando o que foi exposto na análise das alternativas B e C, o poema de Leonor explora intensamente a subjetividade. Com exceção da primeira estrofe, verifica-se a presença constante da primeira pessoa do singular para expressar o ponto de vista do eu lírico, seus sentimentos e emoções, tal como se verifica em passagens como "eu, infeliz", "O mínimo prazer me não consente,", "Em dizendo o que sinto", "Sinto o bárbaro efeito das mudanças,", "Sinto do que perdi tristes lembranças;" "Sinto a perda total das esperanças, "E sinto-me morrer sem acabar". Essa ênfase na subjetividade é uma das principais características da literatura romântica, por isso, demonstra a antecipação dessa estética.
e) Incorreta. Não há, ao longo do poema, elementos que remetam a uma paisagem bucólica, campestre. O foco em questão são os sentimentos, sem que haja menção a algum cenário. Além disso, vale destacar que, embora possa haver poemas românticos que retratem um ambiente bucólico, essa é uma característica marcante durante o Arcadismo, movimento anterior ao Romantismo.