Logo FUVEST

Questão 3 Fuvest 2023 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 3

Proteínas (Química) Forças intermoleculares Estequiometria

Em laboratório, os peptídeos podem ser sintetizados com reagentes que promovem a ligação entre diferentes aminoácidos. O EDC é um composto que pode ser utilizado em solução aquosa com essa finalidade, como representado a seguir:

 


Um reagente similar chamado de DCC, representado acima, também pode ser utilizado para promover o mesmo tipo de reação, mas não é indicado para o uso em meios polares, como soluções aquosas.

a) Escreva, no quadro da folha de respostas, a estrutura do subproduto formado quando DCC é utilizado em substituição ao EDC.

b) O DCC é menos adequado para ser utilizado em solução aquosa do que o EDC por ser menos solúvel. Indique, no quadro da folha de respostas, quais tipos de interações intermoleculares justificam a diferença de solubilidade de cada uma dessas espécies em água.

Um dos métodos utilizados para quantificar proteínas é o método de Kjeldahl, no qual é realizada a determinação da quantidade de matéria nitrogenada total em uma amostra. Esse método consiste em degradar toda a proteína de forma que todos os átomos de nitrogênio da amostra sejam convertidos em sulfato de amônio.

c) Considere uma amostra de 550,2 mg de um peptídeo de fórmula molecular C123H193N35O37 que foi submetida ao método de Kjeldahl. Calcule a quantidade total máxima de mols de sulfato de amônio (NH42SO4) que seria produzida pela análise dessa amostra utilizando esse método.

Note e adote:

Massa molar do C123H193N35O37: 2751 g/mol.



Resolução

a) Ao se utilizar EDC, fica evidente que única transformação sofrida na molécula do reagente para originar o subproduto foi a formação de uma carbonila no carbono da carbodiimida (função orgânica do reagente), levando à formação de uma bis-amida (função orgânica do subproduto), conforme destacado no esquema abaixo:

Dessa forma, quando o DCC é utilizado na reação, sofre a mesma transformação e, dessa forma a estrutura do subproduto formado é dada por:

 

b) A molécula de EDC apresenta na posição do nitrogênio protonado (destacada abaixo), uma carga positiva de modo que, isso possibilite interações do tipo íon-dipolo entre esse sítio iônico e a molécula de água, conforme ilustrado abaixo:

Já no caso da molécula de DCC, tem-se uma estrutura neutra. Entretanto, a presença dos nitrogênios na função carbodiimida, possibilita interações do tipo ligação de hidrogênio, conforme indicado no esquema ilustrativo que segue:



Observação: vale ressaltar que o grupo carbodiimida na EDC também estabelece interações do tipo ligações de hidrogênio com a água, entretanto, não foi indicado no EDC pois a questão pedia as interações que justificam a diferença de solubilidade e essa não é a interação de maior magnitude para este composto. 

c) Considerando a massa molar da macromolécula em questão igual a 2751 g/mol, o número de mols do peptídeo (npeptídeo) presente na amostra é dado por: 

1 mol C123H193N35O37 ---- 2751 g              npeptídeo              ---- 550,2.10-3g              npeptídeo = 2,0.10-4 mol

Como há 35 mol de nitrogênio por mol do peptídeo (fórmula molecularC123H193N35O37 ), o número de mols de nitrogênio (nN) contido na amostra é dado por:

nN =35.npeptídeonN = 35.2,0.10-4 nN =7,0.10-3 mol

Pelo método de Kjeldahl, todo o nitrogênio da amostra (nN) forma sulfato de amônio. Assim, sabendo que há 2 mol de nitrogênio por mol de sulfato de amônio (unidade-fórmula (NH4)2SO4), tem-se que a quantidade total máxima de mols de sulfato de amônio formado (n(NH4)2SO4) é dada por: 

n(NH4)2SO4 = 12.nNn(NH4)2SO4 =12.7,0.10-3n(NH4)2SO4 =3,5.10-3 mol