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Questão 4 Fuvest 2023 - 2ª fase - dia 2

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Questão 4

Cultura na Ditadura Militar

Sobre o movimento cultural denominado Tropicália que se desenvolveu nos anos 1960 associado à era dos Festivais, responda:

a) Cite o nome de um(a) artista ou de uma canção identificada com o movimento.

b) Aponte duas características do movimento.

c) Indique uma diferença da Tropicália em relação às denominadas canções de protesto e outro em relação à Jovem Guarda.



Resolução

a) Vários artistas podem ser citados para representar o movimento da Tropicália no final da década de 1960 no Brasil. No campo da música estão Caetano Veloso, que se destacou com Alegria Alegria, canção apresentada no Festival da Música Popular Brasileira da TV Record em 1967. A música Tropicália, que dá nome ao movimento também é de sua autoria. Outra música desse festival foi defendida por Gilberto Gil e os Mutantes, chamada Domingo no Parque. Outras músicas de Gil foram Geléia Geral e Bat Macumba. Já Tom Zé venceu o Festival da TV Record de 1968, com a música São, São Paulo Meu amor e Gal Costa, se destacou com Baby e Divino Maravilhoso. É bom destacar que o tropicalismo não se restringiu apenas ao campo da música, tendo expressão também no cinema, teatro, poesia concreta e artes plásticas.

b) O tropicalismo foi um movimento cultural brasileiro do final dos anos 1960, desenvolvido diante de um contexto histórico ligado ao endurecimento do regime ditatorial no Brasil, especialmente após o Ato Institucional número cinco (13/12/1968). No campo cultural, havia uma forte intelectualização e engajamento político de artistas ligados à chamada música popular brasileira, justamente para denunciar os acontecimentos políticos. Nesse sentido, não aceitavam as influências do rock internacional, que acreditavam ser no Brasil uma manifestação do imperialismo estrangeiro, nos impondo um tipo de cultura comercial e que não tinha relação com nossas tradições. A Jovem Guarda, movimento liderado por Roberto Carlos e com inspiração na beatlemania, era o alvo principal das críticas desses artistas. O Tropicalismo buscou um caminho alternativo dentro dessa discussão, pois inspirados na abordagem antropofágica advinda da Semana de Arte Moderna de 1922, sobre aproveitar a cultura estrangeira e a misturar com a nacional, tentaram fundir elementos da cultura tradicional brasileira, tais como o baião, o samba e a música caipira, com as guitarras elétricas, roupas coloridas, cabelos compridos e posturas dos artistas do pop internacional. O fato de absorverem um grupo de rock paulistano, chamado Os Mutantes, foi o símbolo dessa proposta, que se tornou radical quando colocaram os instrumentos eletrificados dessa banda de rock dentro do Festival de Música Popular de TV Record de 1967, território que era até aquele momento considerado hegemônico dos artistas da MPB tradicional.

c) Em relação aos artistas que promoviam as músicas de protesto, a Tropicália se diferenciou introduzindo os sons eletrificados das guitarras elétricas e roupas menos formais, pois os artistas da chamada MPB se apresentavam apenas com ternos, smokings ou vestidos de gala. Ao mesmo tempo, apresentavam em suas letras acontecimentos do cotidiano ou questões poéticas, se afastando de críticas políticas claras. Já em relação a Jovem Guarda, a maior diferença estava no conteúdo das letras, uma vez que o movimento liderado por Roberto Carlos era focado em questões da adolescência, tais como festas, carros e namoradas, além de utilizarem versões de músicas estrangeiras e não temas originais.