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Questão 5 Fuvest 2023 - 2ª fase - dia 2

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Questão 5

Mundo Grego

“A Biblioteca de Alexandria cria um espaço abstrato do qual sábios de origens diversas vão poder apropriar-se. Esse espaço é o do helenismo, horizonte comum de textos, crenças, modelos intelectuais e tradições, que dependem, doravante, de tarefas coletivas – arquivar, editar, comentar, elaborar mapas, escrever a história, recensear. Poder-se-ia dizer que uma das chaves da cultura alexandrina é a relação paradoxal que ela mantém com a memória. A ausência de uma tradição e de uma memória locais explica talvez como a biblioteca, esse lugar de memória artificial, criado por uma política voluntarista, terá podido atrair e reter gregos de todas as origens.”

JACOB, Christian. “Ler para escrever: navegações alexandrinas”. In: BARATIN, Marc e JACOB, Christian. O poder das bibliotecas. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 2000, p.53-54. Adaptado.

Com base na leitura do texto, responda às questões:

a) O que foi o helenismo?

b) Cite dois exemplos que indicam a relação entre a cultura alexandrina e a memória.

c) Indique dois elementos que tornaram possível aos pensadores humanistas (séculos XIV-XVI) se apropriarem do patrimônio cultural clássico.



Resolução

a) Na história grega antiga houve o Período Helenístico (século 4 a.C. – 2 a.C.), iniciado com a conquista da Grécia clássica pelo rei dos macedônicos, chamado Filipe II. Posteriormente, assumiu o governo seu filho, chamado Alexandre (356 a.C. – 323 a.C.). Ao longo de seu governo, Alexandre estabeleceu uma série de conquistas, criando um grande império, que chegou a abranger, além da Macedônia e Grécia, o Egito, a Fenícia, a Mesopotâmia, a Pérsia e parte da Índia. O helenismo foi a fusão da cultura grega antiga com as culturas orientais, estimulada justamente pelas conquistas de Alexandre.

b) Segundo o texto, há uma relação paradoxal entre a memória e a cultura helenística, pois o helenismo é o produto da fusão de várias culturas dentro de um império grego. Esse fato justifica a razão pela qual os gregos das mais diversas localidades se importem em registrar, classificar ou interpretar fatos e acontecimentos de lugares tão distantes. Nesse sentido, foi criada uma memória artificial, sustentada justamente pelo espaço da biblioteca e o culto a figura do imperador Alexandre, transformado em uma figura quase lendária.

c) Os pensadores humanistas, especialmente do período do Renascimento (séculos XIV – XVI) valorizavam a Antiguidade clássica e puderam se inspirar nela por meio da leitura de filósofos daquele período, tais como Platão e Aristóteles. Também foram influenciados pelo legado artístico, tais como o da pintura e da escultura, além da arquitetura que se preservou, como por exemplo o Panteão e o Coliseu em Roma ou o Parthenon em Atenas. Isso só foi possível graças ao trabalho dos monges copistas da Alta e Baixa Idade Média, que por meio de seus trabalhos preservaram parte da cultura clássica antiga produzida pelos grandes filósofos. Quando os islâmicos se fixaram na Península Ibérica, por volta do século VIII, também reintroduziram parte da cultura clássica, como por exemplo a obra de Aristóteles. O mesmo aconteceu na época das Cruzadas medievais (séculos XI a XIII), quando os cristãos se dirigiram até o Oriente. Apesar de não conseguirem conquistar seus objetivos militares e religiosos originais, foram abertas novamente rotas comerciais que facilitaram o contato do mundo europeu medieval com o Oriente, estimulando não só o comércio mas também as trocas culturais e a reintrodução de conhecimentos clássicos.