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Questão 6 Fuvest 2023 - 2ª fase - dia 2

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Questão 6

Economia no Segundo Reinado Café no Segundo Reinado

BARDI, Pietro Maria. Coleção Arte e Cultura. Vol. VI. São Paulo: Banco Sudameris, 1983. p.59.

Com base na leitura da Carta das Estradas de Ferro da Província de São Paulo (ca. 1880), responda:

a) Que atividade econômica subsidia a configuração da rede ferroviária na província de S. Paulo?

b) Indique dois elementos que atestam a importância da cidade de Santos nessa rede de transporte.

c) Relacione o traçado das ferrovias com as dinâmicas econômicas e sociais da província paulista no século XIX.



Resolução

a) A atividade cafeeira, base econômica brasileira no Segundo Reinado, foi a que sustentou a construção de toda a rede ferroviária no interior da Província de São Paulo, rede essa fundamental para o transporte do café, inclusive para seu envio aos portos que cuidariam de sua exportação.

b) A cidade de Santos tinha grande importância dentro do processo da atividade cafeeira, uma vez que era a localidade onde se instalou o principal porto para a exportação daquele produto. A rede ferroviária terminava justamente naquela cidade e o produto era armazenado e posteriormente carregado aos navios, que partiam rumo aos locais que adquiriam o produto. Ao mesmo tempo, Santos era o local onde a mão-de-obra imigrante desembarcava e se hospedava. O imigrante logo buscava ser contratado pelos fazendeiros do interior e para se dirigir até o local do futuro trabalho utilizava a ferrovia, que assim poderia desembarcar o café e depois embarcar e transportar o imigrante ao destino final nas fazendas. Assim, os maiores comerciantes dessa atividade, tais como a família Prado, mantinham seus negócios ou mesmo residiam naquela cidade.

c) As ferrovias acompanhavam a expansão da fronteira agrícola do café na Província de São Paulo para o chamado "Oeste Paulista", pois originalmente ele havia surgido no "Vale do Paraíba". Nesse sentido, ao lado das atividades cafeeiras, logo se instalavam, além das ferrovias, toda uma infraestrutura complementar a essa atividade. Dessa forma, as cidades do interior que eram transpassadas pelas ferrovias, tais como Campinas, Jundiaí ou Sorocaba, ilustradas pelo mapa ferroviário da época, tinham um incremento de suas economias, ou mesmo algumas cidades se consolidaram ao entorno das estações ferroviárias. Logo, os imigrantes chegados da Europa se fixaram nessas regiões e essas características favoreceram o florescimento não só de atividades comerciais, como de classes médias que passaram a conviver naquele espaço com a burguesia cafeeira.