Logo FUVEST

Questão 4 Fuvest 2023 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Projeções Cartográficas Projeções cilindricas

Observe a reportagem a seguir:

UM PLANETA SEM DISTORÇÕES: FÍSICOS PROPÕEM A ADOÇÃO DE UM NOVO MAPA-MÚNDI

O astrofísico Richard Gott, o matemático Robert Vanderbei e o cosmólogo David Goldberg chegaram ao conceito do disco aberto, mostrado abaixo, com o intuito de corrigir os equívocos do modelo usado da mesma forma há mais de quatro séculos, baseado na projeção de Mercator.

Revista Veja, 05 de março de 2021. Adaptado.


A notícia faz alusão às distorções produzidas pela projeção de Mercator. A partir dos seus conhecimentos sobre cartografia,

a) cite o contexto no qual foi proposta a projeção de Mercator.

b) cite e explique uma dessas distorções que podem ser evitadas pela projeção apresentada na reportagem.

c) indique e explique outra projeção cartográfica que apresenta distorção diferente daquela encontrada na projeção de Mercator.



Resolução

a) A projeção de Mercator foi elaborada em 1569 e está atrelada ao contexto histórico conhecido como "Grandes Navegações", na qual houve a expansão ultramarina e o colonialismo europeu. A projeção de Mercator é uma projeção cilíndrica e conforme. Nesse tipo de projeção, os contornos dos continentes (forma) são fiéis à realidade e as distorções estão presentes nas áreas continentais (tamanho), sendo que quanto maior a latitude maior será a distorção encontrada na área mapeada. A utilidade da projeção de Mercator está no fato de que ela é útil para navegação marinha e, portanto, atendia às necessidades dos navegantes europeus no período histórico em que surgiu sendo considerada eurocêntrica por colocar a Europa no centro e aumentar o tamanho desse continente de forma exagerada, como demonstra o mapa a seguir:

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4522646/mod_resource/content/2/5_projecoes.pdf

b) A projeção da Terra no conceito de "disco aberto" apresentado pela reportagem permite uma melhor visualização dos polos e a mensuração de suas distâncias em relação às outras áreas do mapa do que na projeção de Mercator, pois em Mercator os polos ficam “espalhados” e seu tamanho desproporcional nas extremidades do mapa e isso pode levar à impressão de que as áreas de altas latitudes são maiores do que efetivamente são.

c) A projeção de Peters, que é uma projeção cilíndrica equivalente, apresenta distorção oposta da encontrada na projeção de Mercator. Numa projeção equivalente, as formas dos países e continentes estão distorcidas enquanto as áreas são proporcionais aos tamanhos reais. A projeção de Peters foi apresentada em 1973 e tinha como contexto histórico  o período da Guerra Fria e o processo de descolonização na África e Ásia. Tal contexto histórico influenciou Peters a criar uma projeção que conferia “destaque” para os chamados países do Terceiro  Mundo (subdesenvolvidos) e, por isso, regiões desenvolvidas como a Europa foram representadas de forma mais discreta, como demonstra a imagem a seguir:

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4522646/mod_resource/content/2/5_projecoes.pdf