Logo FUVEST

Questão 1 Fuvest 2023 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Ecologia

O gráfico mostra a cobertura do solo em 1985 e 2021 em seis estados brasileiros. Em cada barra, o azul escuro representa vegetação nativa e o azul claro, ambientes antrópicos.

Dados obtidos em: Projeto MapBiomas - Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil - Coleção 7.

 

a) Qual bioma brasileiro predomina nos estados do Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro?

b) Cite uma característica abiótica típica do bioma brasileiro no qual estão inseridos os estados de Rondônia, Pará e Acre? Cite uma consequência, para a biodiversidade, da perda da vegetação natural que vem ocorrendo nesse mesmo bioma.

c) Considerando os seis estados, cite os dois onde houve maior diminuição na proporção de vegetação nativa entre 1985 e 2021. Qual causa histórico-temporal explica a predominância de ambientes antrópicos já em 1985 nos estados do Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro?



Resolução

a) O bioma predominante no Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo é a Mata Atlântica, ou Floresta Latifoliada Tropical. O termo “latifoliada” faz referência às folhas tipicamente grandes e largas, característica das espécies vegetais desse bioma.

b) O bioma dos estados do Acre, Pará e Rondônia é o bioma Amazônico, também conhecido como Floresta Amazônica, ou simplesmente Amazônia. Trata-se de uma floresta tropical pluvial, ou seja, uma formação vegetal localizada em uma área de intensa pluviosidade, altas temperaturas, pequena amplitude térmica e solo pobre em nutrientes. O candidato poderia citar como característica abiótica as altas temperaturas ou a grande umidade da região. A perda da vegetação natural deste bioma leva a diminuição da biodiversidade, uma vez que desaloja espécies, elimina fontes de alimento, locais de abrigo e reprodução. Além disso, uma vez que a perda da cobertura vegetal natural está quase sempre associada ao avanço da fronteira agrícola, facilita a instalação de espécies invasoras. Todos estes fatores levam a grande desequilíbrio ecológico, podendo provocar desertificação e resultar em extinção local de determinadas espécies.

c) Analisando o gráfico, e levando em consideração que a barra azul escura representa a vegetação nativa, devemos identificar os dois estados onde estas barras tiveram a maior diminuição proporcional entre os anos de 1985 e 2021. Os estados em questão são Rondônia e Pará. Nos estados da região sul e sudeste, por serem as regiões mais industrializadas, urbanizadas, e com o estabelecimento de europeus a mais tempo, são as que já apresentavam impactos da ação humana já em 1985. Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro tiveram grandes atividades exploratórias da vegetação nativa do Brasil nos primeiros séculos após o descobrimento, em seguida passaram pela exploração de terras para mineração, pecuária, para plantio de café, cana-de-açúcar e outras culturas.