Logo FUVEST

Questão 1 Fuvest 2023 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Ambiguidade com o possessivo de 3ª pessoa linguagem verbal e não verbal textos publicitários

Considere a peça publicitária para responder à questão:

https://plugcitarios.com/blog/2013/08/04/15-anuncios-do-greenpeace-que-deveriam-mudar-o-mundo/. Adaptado.

 

a) Explique como imagem e texto reforçam a relação entre passado e futuro expressa na peça publicitária.

b) Tomando como referência o pronome possessivo “suas”, em que consiste a ambiguidade do texto publicitário?



Resolução

A peça publicitária apresenta a imagem de uma árvore ao centro com uma divisão horizontal. Acima, coloca-se a árvore à frente de um céu nublado. Abaixo, numa imagem ambígua, pode-se ver a projeção do que seria a mesma árvore, sem as folhas, queimada ou ainda do que seriam suas raízes entremeadas pelo chão. (Cabe acrescentar que a imagem como um todo apresenta uma iluminação enfraquecida para denotar certa gravidade). Por sua vez, os textos escritos estão compostos em duas partes: à esquerda, encontra-se, em letras minúsculas em sua maior parte “Elas são seu passado e sua única esperança de futuro; e, em letras maiúsculas, de uma fonte de tamanho maior, “PRESERVE SUAS RAÍZES”.


a) A associação entre imagem e texto verbal reforça a relação entre passado e futuro, porque pode-se perceber claramente que o pronome “elas” faz referência à árvore presente na imagem. Desse modo, a publicidade do Greenpeace apresenta as árvores (metonimicamente representadas por apenas uma árvore) como o “passado” de seu interlocutor. Ao mesmo tempo, elas também seriam a “única esperança de futuro”, ou seja, se a árvore se mantiver como a imagem acima, preservada, dado que ela é o passado, é a raiz, pode existir esperança de futuro; porém, se ela for queimada, como a imagem abaixo, o futuro do interlocutor deixará de existir, pois a “esperança de futuro” estará perdida.

b) O uso do pronome possessivo “suas”, de terceira pessoa, no texto verbal da peça publicitária tem a função inicial de marcar a interlocução direta com o leitor, o interlocutor (ressaltando a função apelativa da linguagem), vinculada ao pronome (de tratamento) “você”. Justamente em função desse pronome ter como referente a terceira pessoa, de forma ambígua, ele também pode fazer referência ao “Elas”, relacionado à árvore. Nesse sentido, o vocábulo “raízes” sofre uma ampliação de sentido, pois pode fazer referência denotativamente às raízes da árvore da imagem, a qual deve ser preservada e, ao mesmo tempo, como tais árvores representam o passado, pode ter o sentido de “origem” de que as raízes dos interlocutores estão vinculadas à natureza, logo são também sua ancestralidade, seu passado.