Logo FUVEST

Questão 1 Fuvest 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

infográfico Raça e racismo (Sociologia) Identidade e gênero sexual

“A associação de sistemas múltiplos de subordinação tem sido descrita de vários modos: discriminação composta, cargas múltiplas ou como dupla ou tripla discriminação. A interseccionalidade é uma conceituação do problema que busca capturar as consequências estruturais e dinâmicas da interação entre dois ou mais eixos da subordinação. Ela trata especificamente da forma pela qual o racismo, o patriarcalismo, a opressão de classe e outros sistemas discriminatórios criam desigualdades básicas que estruturam as posições relativas de mulheres, raças, etnias, classes e outras”.

CRENSHAW, Kimberlé W. “Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero”. Estudos Feministas, ano 10, nº 1/2002.

DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), 2021. Adaptado.


O texto da professora e jurista estadunidense Kimberlé Crenshaw define o conceito de interseccionalidade para o estudo das múltiplas discriminações. A partir dessa definição, é possível dizer que os dados do Dieese sobre o mercado de trabalho brasileiro em 2021 indicam que



a)

a interseccionalidade de discriminações de gênero, de raça e de classe faz com que homens negros sejam o grupo social mais vulnerável.

b)

as discriminações de raça e gênero não se relacionam; assim, mulheres negras e homens negros sofrem as mesmas discriminações no mercado de trabalho.

c)

a interseccionalidade de discriminações atinge de maneira igual mulheres brancas e negras pertencentes às classes trabalhadoras.

d)

a interseccionalidade de discriminações de gênero e raça explica o fato de as mulheres negras ocuparem as posições menos valorizadas e mais mal pagas no mercado de trabalho.

e)

as situações de gênero e de raça não têm impacto no mercado de trabalho. Trabalhadores e trabalhadoras são discriminados igualmente em virtude da desigualdade de classe social.

Resolução

A interseccionalidade, segundo o texto, analisa a relação existente entre os múltiplos sistemas de subordinação, ou seja, estuda o que há em comum entre as diferentes formas de discriminação e as múltiplas congruências entre elas. Desse modo, analisando os dados do Dieese,

a) Incorreta. Segundo o infográfico, as mulheres negras são as mais vulneráveis. Isso pode ser visto, por exemplo, pela subutilização da mão de obra dessas mulheres (40,9%), ao passo que essa subutilização em relação aos homens negros fica em 26,9%.

b) Incorreta. Existe, sim, relação entre as discriminações de raça e gênero. Os dados do Dieese mostram que as mulheres negras são ainda mais discriminadas. Por exemplo, elas possuem um rendimento médio em torno de 350 reais a menos que os homens negros.

c) Incorreta. Claramente, pela análise do infográfico, as mulheres negras são mais discriminadas se comparadas às mulheres brancas. Isso pode ser comprovado, entre outros dados, pelo fato de 5% das mulheres brancas ocuparem cargos de direção, ao passo que somente 1,9% das mulheres negras chegam a esses cargos.

d) Correta. O infográfico mostra que as mulheres negras representam o grupo que mais é discriminado no mercado de trabalho, e isso indica que existe uma interseção de discriminação de gênero (mulheres) e raça (negros).

e) Incorreta. Pelo contrário do que diz a alternativa, o infográfico mostra que as trabalhadoras são mais discriminadas que os trabalhadores, que os negros são mais discriminados que os não negros.