Poluentes orgânicos persistentes (POPs) são compostos que persistem no ambiente por longos períodos, ou seja, são pouco degradados naturalmente, magnificam-se ao longo da teia trófica e provocam efeitos adversos à saúde e ao meio ambiente. Entre eles estão alguns compostos orgânicos clorados utilizados como pesticidas e isolantes de chamas. Uma das características dos POPs é que são pouco hidrossolúveis, com elevada tendência de interagir com lipídeos. Uma forma padronizada de se medir essa tendência é pelo cálculo do coeficiente de partição octanol-água (). Esse coeficiente representa a razão entre a concentração de um composto na fase de n-octanol e sua concentração na fase aquosa após a mistura e separação das fases. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
a) |
Por possuírem muito baixo, os POPs não se solubilizam nem na água nem no octanol. |
b) |
O não pode ser determinado para os POPs, pois octanol e água são completamente miscíveis. |
c) |
Uma vez que os POPs se magnificam ao longo da teia trófica, sua concentração é maior em produtores primários. |
d) |
Os compostos clorados são pouco solúveis em água, de forma que o pode ser considerado um POP. |
e) |
POPs possuem elevado, solubilizando-se mais facilmente na fase orgânica por serem substâncias lipossolúveis. |
Os poluentes orgânicos persistentes (POPs) são compostos químicos moleculares e sintéticos que apresentam, entre outras características, a facilidade de permancer no ambiente por muito tempo. Como apresentam elevada tendência de interagir com lipídeos, como citado no texto, são lipossolúveis e hidrofóbicos. O cálculo do coeficente de partição é uma medida que verifica a facilidade de uma substância se solubilizar em fase orgânica (n-octanol) em relação à fase aquosa e, quanto maior o resultado da razão, maior a facilidade de permanecer no ambiente ou a dificuldade em biodegradar.
a) Incorreta. Os POPs apresentam facilidade de interagir com os lipídeos, compostos de caráter apolar, portanto, possuem elevados coeficentes de partição , visto que apresentam maior solubilidade em n-octanol (C8H18O) se comparado à água (H2O), solvente polar.
b) Incorreta. O coeficiente de partição é uma medida da concentração na fase orgânica em relação à concentração na fase aquosa e, como os POPs são muito solúveis em solventes orgânicos e pouco em solúveis em água, o seu valor pode ser determinado. Além disso, como o octanol apresenta uma parte apolar significativa, devido à cadeia carbônica, sua solubilidade em água é muito baixa, de modo que o octanol e a água são imiscíveis.
c) Incorreta. Como os poluentes orgânicos persistentes (POPs) apresentam caráter apolar, visto que são lipossolúveis, eles apresentam dificuldade de degradação no meio ambiente, bioacumulando-se, ou seja, concentrando-se mais em consumidores como peixes, aves e mamíferos e não em produtores primários, como plantas.
d) Incorreta. O NaCl é um composto iônico de elevada solubidade em água, o que significa que não pode ser comparado a um POP, visto que esse grupo apresenta baixa solubilidade em água.
e) Correta. Os POPs são lipossolúveis, portanto, apresentam elevado coeficente de partição , ou seja, a concentração na fase orgânica é superior à concentração na fase aquosa e, quanto maior a cadeia carbônica, maior a diferença de concentração entre as fases.