Logo FUVEST

Questão 18 Fuvest 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 18

Uso da água e impactos ambientais Bacias hidrográficas brasileiras

Observe a imagem de satélite a seguir:

Google Earth, 2022.


Parte dos topos do Chapadão Ocidental Baiano, divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Tocantins e São Francisco, é dominada por monocultura para exportação. Com base na imagem e em seus conhecimentos, é correto afirmar que



a)

tanto a bacia do rio Tocantins quanto a do São Francisco são ameaçadas por contaminação de agrotóxicos nas áreas do Chapadão, cujos divisores topográficos não impedem os fluxos subterrâneos das substâncias utilizadas nas monoculturas.

b)

a maior parte das áreas cultivadas localiza-se no estado do Tocantins, sendo erodidas pelos rios sem conexão com o topo do Chapadão Ocidental Baiano, o que dificulta a dispersão dos agrotóxicos. 

c)

a bacia do rio São Francisco é ameaçada pelos agrotóxicos, pois os divisores de águas nas áreas do Chapadão tendem a fluir as substâncias nas drenagens somente para o estado da Bahia.

d)

tanto a bacia do rio Tocantins quanto do rio São Francisco se encontram distantes das áreas de topo do Chapadão Ocidental Baiano onde estão as monoculturas, dificultando a efluência dos agrotóxicos em ambos.

e)

a bacia do rio Tocantins é mais ameaçada do que a do São Francisco pela contaminação originada do uso de agrotóxicos, pois os divisores de águas convergem para o estado do Tocantins.

Resolução

Apresentando a região do divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Tocantins e São Francisco, a questão mostra imagem dos topos do Chapadão Ocidental Baiano, que pode ser caracterizada como uma formação de tipo Tabuleiro, com topo aplainado e vertentes bem inclinadas, situando-se na borda oriental da bacia sedimentar do Parnaíba. Essa unidade apresenta topos planos, que caracterizam maior desenvolvimento pedogenético, possibilitando o surgimento de latossolos, com grande utilização por culturas de exportação, como pode ser observado pelas imagens de satélite, nas áreas do Estado da Bahia, onde aparecem áreas geométricas, indicando culturas com alta mecanização e uso de tecnologia, notadamente, o plantio de soja.

Diante do exposto, é possível afirmar que:

a) Correta. As áreas dos topos dos chapadões apresentam grandes cargas de agrotóxicos, que além de escoar para as duas bacias (Tocantins e São Francisco), também percolam pelo solo e pelas rochas, no movimento de infiltração, contaminando reservas de água subterrâneas e os próprios solos ali existentes.

b) Incorreta. A maior parte dos cultivos encontra-se no Estado da Bahia (conforme a imagem), e os topos apresentam conexão com os rios do entorno, o que facilita a dispersão de agrotóxicos.

c) Incorreta. Por ser um divisor de águas, essa região apresenta drenagem para as duas bacias (Tocantins e São Francisco), não apenas para a bacia do São Francisco e, portanto, a bacia do Tocantins também está ameaçada de contaminação.

d) Incorreta. As áreas de topo dos chapadões são partes integrantes das bacias, sendo considerado divisor de águas; portanto, as bacias não se encontram distantes dos topos e o escoamento dos agrotóxicos (efluência) pode ocorrer para ambas as áreas.

e) Incorreta. Os divisores de água, ponto mais alto de uma bacia, convergem para as duas bacias, e não apenas para a bacia do Tocantins.