Combustíveis fósseis, como o diesel, contêm em sua composição uma fração de enxofre. Durante o processo de combustão, o enxofre é convertido em , tornando-se um poluente ambiental. Em postos de combustível, normalmente são comercializados dois tipos de diesel, o Diesel S10 e o Diesel S500. O primeiro contém 10 ppm de enxofre, e o segundo, 500 ppm de enxofre. Considere que na combustão do diesel, todo enxofre seja convertido em , conforme reação a seguir:
Nesse caso, a diferença de massa de emitido para a atmosfera por kg de diesel quando cada um dos dois tipos é queimado é de
Note e adote: |
a) |
245 mg/kg. |
b) |
490 mg/kg. |
c) |
980 mg/kg. |
d) |
1960 mg/kg. |
e) |
3920 mg/kg. |
Para calcularmos a diferença de massa de SO2 emitido para atmosfera por kg de diesel, basta efetuar o cálculo estequiométrico a partir da diferença no teor de enxofre de um tipo de diesel para o outro:
Assim, temos uma diferença de 490 mg de S para cada kg de diesel queimado de cada tipo.
Segundo a reação de combustão fornecida:
Para cada 1 mol de S queimado seria formado 1 mol de SO2, logo:
32 g de S -------- 64 g de SO2
490 mg de S -------- x