Logo FUVEST

Questão 27 Fuvest 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 27

Fatores climáticos Tipos de precipitação (Climatologia)

O estado de São Paulo, por suas características climáticas, apresenta, no outono e no inverno, probabilidade de ocorrência de geada.

MARTINELLI, Marcelo. Clima do Estado de São Paulo, Confins, 2010.


Com base em seu conhecimento sobre o estado de São Paulo e os fatores que contribuem para a formação de geadas, é correto inferir que a maior ocorrência de geadas no estado de São Paulo está associada



a)

às maiores altitudes da Serra da Mantiqueira, que contribuem para reduzir a temperatura do ar.

b)

às baixas altitudes do Vale do rio Ribeira de Iguape, que contribuem para a entrada de ar frio.

c)

ao efeito da maritimidade, que injeta ar frio para o continente, diminuindo a temperatura do ar.

d)

às grandes extensões do Planalto Ocidental Paulista, que favorecem o acúmulo de ar frio.

e)

à ausência de cobertura vegetal em grande parte do território paulista, que potencializa o resfriamento noturno.

Resolução

Um dos fatores mais importantes para a ocorrência de geadas - fenômeno de congelamento de parte da umidade do ar na superfície do solo - é a baixa temperatura, que pode ocorrer por diversos fatores: elevadas altitudes, altas latitudes e circulação de massas de ar polares. Consultando o mapa apresentado na questão, pode-se perceber maior ocorrência de geadas nas áreas Nordeste/Leste do Estado, nas divisas com Minas Gerais, onde encontram-se as maiores altitudes de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, que se estende também por Minas Gerais e Rio de Janeiro. A questão busca saber qual fator determina as geadas, sendo possível afirmar então:


a) Correta. Apresenta como principal fator das geadas, as elevadas altitudes da Serra da Mantiqueira, que apresentam menores temperaturas do ar. As maiores altitudes apresentam menores temperaturas devido a redução de temperatura pela altitude que ocorre na troposfera, devido a pressões atmosférica, que concentra maior densidade nas partes mais baixas que absorvem mais calor e portanto ficam mais quentes que as áreas mais altas, com menores temperaturas, e risco maior de ocorrência de geadas.
b) Incorreta. A região do Vale do Ribeira de Iguape (extremo sul do Estado de São Paulo) apresenta os menores números de dias com possibilidade de ocorrência de geadas, como demonstram os dados da questão.
c) Incorreta. A maritimidade não injeta ar frio no continente, mas é definida como o fator climático que provoca aumento da umidade na composição do ar e equilibra as temperaturas não permitindo uma queda muito brusca das médias térmicas. Dessa forma, não contribui para ocorrência de geadas,
d) Incorreta. O Planalto Ocidental Paulista (região Oeste do estado) apresenta baixa possibilidade de geadas, como demonstram os dados relacionados ao mapa do enunciado.
e) Incorreta. A ausência de cobertura vegetal no estado de São Paulo ocorre justamente nas áreas em que há menor número de dias com geadas, ou seja, não há relação direta entre tais aspectos.