A figura a seguir ilustra o xiquexique, um cacto nativo da Caatinga.
Disponível em Wikimedia Commons.
Dada sua alta capacidade de armazenamento de água, a planta é muito utilizada para alimentação de bovinos, de caprinos e, inclusive, de seres humanos, especialmente durante os períodos de seca, como aludido em Angústia:
(...) “Amaro vaqueiro alimentava-se, nas secas, com sementes de mucunã lavadas em sete águas, raiz de imbu, miolo de xiquexique, e de tempos a tempos furtava uma cabra no chiqueiro e atirava a culpa à suçuarana”.(...)
Graciliano Ramos, Angústia.
O acúmulo de água no xiquexique é possível pela
a) |
diminuição da perda de água devido às folhas modificadas em espinhos. |
b) |
menor taxa de fotossíntese, por apresentarem menor área de superfície foliar. |
c) |
presença de células especializadas no parênquima aquífero do caule da planta. |
d) |
raiz avantajada que capta melhor a água disponível na superfície do solo. |
e) |
adaptação das folhas que podem acumular água em seu interior. |
O xiquexique, assim como outras cactáceas, apresenta folhas convertidas em espinhos, característica que tem como principal função a redução da perda de água por meio da transpiração, que ocorre pela epiderme foliar. Essas plantas costumam ter estômatos na epiderme do próprio caule, não nas folhas, e apresentam metabolismo fotossintético lento, com uma etapa durante a noite e outra durante o dia (metabolismo CAM). Assim como em outras espécies, a estratégia de armazenamento de água é muito útil, pois em períodos de seca prolongada a planta ainda tem água armazenada em seus tecidos. Nos vegetais, os tecidos de reserva também são de preenchimento, e recebem o nome genérico de parênquima. Quando este parênquima se especializa no armazenamento de água, recebe a denominação de parênquima aquífero, e se localiza geralmente no caule e/ou raiz dos vegetais.
a) Incorreta. A conversão de folhas em espinhos de fato levaria a uma diminuição na perda de água, mas apenas isso não é determinante para que a planta apresente um tecido especializado na reserva de água.
b) Incorreta. A menor área de superfície foliar é compensada pela epiderme fotossintetizante do caule destas plantas.
c) Correta. O parênquima de plantas que armazenam água apresenta células especializadas nesta função, recebendo assim o nome de parênquima aquífero.
d) Incorreta. As raízes destas plantas, avantajadas, são do tipo pivotante e crescem a grandes profundidades, a fim de alcançar a água presente nos lençóis subterrâneos, não com o intuito de captar água superficial.
e) Incorreta. Apesar de existirem folhas que podem armazenar água diversos nutrientes, não é o caso do xiquexique, que tem suas folhas convertidas em espinhos, não armazenadores de qualquer nutriente ou água.