From French electronic and Japanese indie to K-pop and Spanish jazz, it’s common for people to listen to songs they don’t necessarily understand. Not knowing the language of the lyrics, it seems, doesn’t stop people from liking—and sometimes even singing along to—a song. Unless the listener is looking up the dictionary meaning of the lyrics, then the dictionary meaning of the lyrics doesn’t make or break their appreciation of a song. But why?
“It’s a complicated answer,” said musicologist Lisa Decenteceo, adding that it all starts with what’s called “sound symbolism.” Sound symbolism refers to the study of the relationships between utterances and their meaning. This doesn’t have to do only with music. Marketers, for example, can tune into sound symbolism as part of their strategy in coming up with appealing brand names. In music as well as in branding, Decenteceo explained, there’s something about the appeal of words as sounds, beyond their meaning in a language. While things like culture and personal experiences affect people’s responses to different kinds of music, she explained there are certain musical techniques that are generally used to convey certain moods. One of which is scale. “Songs in a major scale usually have brighter, happier sounds, while minor scales usually have the slightly darker, melancholic feel,” explains Thea Tolentino, a music teacher.
The human brain is wired to respond to sound, she added. In a process called entrainment, the brain “synchronizes our breathing, our movement, even neural activities with the sounds we hear.” This is why fast-paced music is so popular for running, for example, or why some yoga teachers play rhythmic and melodic tracks in their classes. And there are also the things that accompany the words. “Elements of sound and music like pitch, melody, harmony, timbre, and amplitude have an affective, emotional, psychological, cognitive, and even physical impact on listeners. Music adds so much meaning and dimension to texts through a complex of these avenues,” said Decenteceo. What all these things do, she added, is liberate the words. “Song frees the voice from any burden of saying anything meaningful”. It’s important, then, to understand music as a discourse between musical elements. But all in all, Decenteceo said there’s value in whatever immediate appeal people find in the music they listen to, whether or not they understand the words. Music, after all, is the universal language.
Disponível em https://www.vice.com/. March, 2022. Adaptado.
De acordo com o texto, os aspectos físicos relacionados com elementos tanto do som quanto da música são
a) |
simbolismo e respiração. |
b) |
letra e idioma |
c) |
timbre e amplitude |
d) |
brilho e melodia |
e) |
discurso e mensagem |
Tradução:
Do eletrônico francês e indie japonês ao K-pop e jazz espanhol, é comum para as pessoas ouvir músicas que não necessariamente entendem. Não entender a língua da letra da música, ao que parece, não impede as pessoas de gostarem - e às vezes até cantarem junto - de uma música. A não ser que o ouvinte esteja procurando o significado da letra no dicionário, e, então, o significado das letras no dicionário não faz sentido ou acaba com a apreciação de uma canção. Mas por quê?
“É uma resposta complicada”, disse a musicóloga Lisa Decenteceo, acrescentando que tudo começa com o que se chama de “simbolismo do som." O simbolismo do som refere-se ao estudo das relações entre os enunciados (utterances) e seus significados. Este não tem a ver apenas com música. Os profissionais de marketing, por exemplo, podem sintonizar o simbolismo do som como parte de sua estratégia para nomes de marcas atraentes. Tanto na música como no branding (conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca), explicou Decenteceo, há algo sobre o apelo das palavras como sons, além de seu significado em uma língua. Enquanto coisas como cultura e experiências pessoais afetam as respostas das pessoas a diferentes tipos de música, ela explicou que existem certas técnicas musicais que são geralmente usado para transmitir certos humores. Uma delas é a escala. “Músicas em escala maior geralmente têm sons mais brilhantes e alegres, enquanto escalas menores geralmente são ligeiramente mais obscuras, de sensação melancólica”, explica Thea Tolentino, professora de música.
O cérebro humano está programado para responder ao som, ela acrescentou. Em um processo chamado arrastamento (entrainment), o cérebro “sincroniza nossa respiração, nosso movimento, até mesmo atividades neurais com o sons que ouvimos.” É por isso que a música rápida é tão popular para correr, por exemplo, ou por que alguns professores de Yoga tocam músicas rítmicas e melódicas em suas aulas. E há também as coisas que acompanham as palavras. “Elementos de som e música como tom (pitch), melodia, harmonia, timbre e amplitude têm um impacto afetivo, emocional, psicológico, cognitivo e mesmo físico nos ouvintes. A música agrega muito significado e dimensão aos textos através de um conjunto de todas essas vias”, disse Decenteceo. O que todas essas coisas fazem, ela adicionou, é liberar as palavras. “A canção liberta a voz de qualquer ônus (burden) de dizer qualquer coisa significativa”. É importante, então,compreender a música como um discurso entre elementos. Mas, apesar de tudo, Decenteceo disse que há valor em qualquer apelo imediato que as pessoas encontrem na música que ouvir, quer entendam ou não as palavras. Música, afinal, é a linguagem universal.
Resolução:
a) Incorreta. No texto, o simbolismo do som não é colocado como um aspecto físico, embora o texto afirme que nossa respiração pode sincronizar-se à música ou a um som.
b) Incorreta. Letra e idioma, apesar de muito citados no texto, não são aspectos físicos relacionados com elementos do som ou música.
c) Correta. Analisando o trecho: “Elements of sound and music like pitch, melody, harmony, timbre, and amplitude have an affective, emotional, psychological, cognitive, and even physical impact on listeners.", que traduzido é: “elementos de som e música como tom, melodia, harmonia, timbre e amplitude têm um impacto afetivo, emocional, psicológico, cognitivo e mesmo físico nos ouvintes.", percebemos que os aspectos de timbre e amplitude estão relacionados com elementos do som e da música.
d) Incorreta. Apesar da melodia ser citada como um desses aspectos, brilho não é colocado no texto.
e) Incorreta. Discurso e mensagem não são citados pelo texto.