Logo FUVEST

Questão 45 Fuvest 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 45

Unificação da Itália

“Quatro anos atrás, neste dia, a esta mesma hora, chegava ao Panteão, em Roma, o carro fúnebre que levava o cadáver de Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália, morto depois de 29 anos de reinado, durante os quais a grande pátria italiana, antes despedaçada em sete estados e oprimida por estrangeiros e tiranos, tinha renascido como um só país, independente e livre (...)”.

AMICIS, Edmondo de. Coração: um livro para jovens. São Paulo: CosacNaify, 2011.


Esse livro foi publicado pela primeira vez na Itália em 1886. Obteve grande sucesso entre os jovens leitores e foi, desde cedo, amplamente utilizado como livro de leitura nas escolas do país. O texto mobiliza representações que iam ao encontro do culto



a)

à nação na Itália recém-unificada.

b)

à divisão da Itália por Vittorio Emanuele II.

c)

aos ideais republicanos que deram origem ao país.

d)

aos antigos reinos e ao domínio estrangeiro.

e)

à reconstrução do antigo Império romano.

Resolução

a) Correto. As representações destacadas pelo excerto estão relacionadas à valorização da figura do rei Vittorio Emanuele II (1820-1878) como construtor da nação italiana. Vittorio Emanuele foi o primeiro rei italiano após o processo de unificação do país, tendo sido anteriormente rei da Sardenha-Piemonte, estado líder no processo unificador. Antes mesmo de a unificação ter se concluído, em 1871, Vittorio Emanuele já havia declarado a união política italiana e seu título como rei da Itália, no ano de 1861. Dessa forma, mostra-se, no texto, um líder falecido que, em sua atividade política e militar, unificou um território fragmentado, mas que possuía uma unidade cultural e linguística. A valorização enfática desse processo, e a própria crença nessa unidade italiana, manifestam um culto à nação.

b) Incorreto. Vittorio Emanuele II foi uma das lideranças no processo de unificação da Itália, não de sua divisão.

c) Incorreto. Quando da unificação italiana, havia ideais republicanos de destaque, representados por pessoas como Giuseppe Mazzini (1805-1872) e Giuseppe Garibaldi (1807-1882), participantes do processo de unificação. Porém a corrente monarquista, defendida pelo próprio Vittorio Emanuele e por seu ministro, Camillo Benso, o Conde de Cavour (1810-1861), foi vitoriosa, de maneira que a Itália se unificou como uma monarquia constitucional, e não como uma república.

d) Incorreto. O texto demonstra um repúdio à antiga divisão da Itália em diversos reinos e ao domínio estrangeiro de algumas regiões (como a presença austríaca e francesa no território da Península Itálica), e não um elogio ou culto a essa condição.

e) Incorreto. Embora a evocação ao Império romano possa trazer força para o discurso nacionalista italiano, no sentido de ressaltar uma unidade política e territorial na Península Itálica, o excerto mencionado não faz essa relação. Além disso, o projeto de unificação nacional da Itália no século XIX não diz respeito à reconstrução do Império romano, que inclusive ocupava áreas muito além da península, o que implicaria em um projeto expansionista, mas sim à formação de uma unidade política nas áreas de cultura e língua italiana.