“Nos países bálticos, na Ásia central, no Cáucaso, até mesmo na Rússia e nas duas outras nações eslavas (Ucrânia e Bielo-Rússia [ou Belarus]), consideradas o núcleo básico de sustentação da União Soviética, [em 1990] os parlamentos nacionais proclamavam a própria soberania em relação ao poder central da União, ou seja, a primazia das leis nacionais sobre as leis soviéticas. Num contexto de predomínio de forças centrífugas, qual seria o destino do poder central?”.
REIS FILHO, Daniel Aarão. As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético. São Paulo: Editoria Unesp, 2003.
VALTMAN, Edmund S., Artista. Gorbachev [Mikhail Gorbachev, presidente da União Soviética entre 1985-1991] contempla uma foice e um martelo despedaçados. União Soviética, 1991. https://www.loc.gov/item/2016687304/.
Considerando a relação com a charge, o texto apresenta
a) |
uma situação de tranquilidade política na União Soviética, enquanto a charge faz alusão à mudança deste cenário. |
b) |
o momento pós-independência das repúblicas que compunham a União Soviética, enquanto a charge representa o momento inicial de sua reconstrução. |
c) |
uma projeção otimista quanto ao futuro da União Soviética, enquanto a charge nega esse prognóstico. |
d) |
uma crítica ao nacionalismo das repúblicas soviéticas, enquanto a charge celebra o esfacelamento do poder central. |
e) |
uma conjuntura de crise no governo de Gorbachev, enquanto a charge representa o subsequente colapso da União Soviética. |
a) Incorreta. O excerto apresentado não versa sobre um contexto de tranquilidade política na União Soviética, mas sim de episódios ocorridos durante a maior crise de sua história. As mencionadas declarações de independência resultam da luta dos movimentos nacionalistas e críticos ao regime socialista que ganharam força na década de 1980 no Leste Europeu, representando sérias contestações ao domínio do governo central soviético dentro de seu território.
b) Incorreta. A charge não ilustra o processo de reconstrução da União Soviética, mas sim seu colapso e fragmentação. Nela, é possível identificar a figura de Mikhail Gorbachev, último líder soviético, impotente diante da fragmentação completa de seu regime, aqui representado através do símbolo comunista. Nota-se também que o símbolo está rompido em quinze fragmentos, uma alusão às quinze repúblicas formadas após a dissolução da União Soviética.
c) Incorreta. O texto não traz uma visão otimista sobre o futuro da União Soviética. Pelo contrário, apresenta incertezas quanto ao futuro do país ao se questionar sobre o “destino” de seu poder central diante do crescimento dessas “forças centrífugas”, isto é, de movimentos emancipacionistas internos.
d) Incorreta. Não é correto afirmar que o texto apresenta um viés crítico aos movimentos nacionalistas na União Soviética. Sua análise aborda as tensões existentes entre os parlamentos nacionais e o poder central da União Soviética, este cada vez mais fragilizado diante do fracasso econômico do modelo planificado e da emergência de movimentos nacionalistas, mas sem criticá-los diretamente. Também é impreciso sugerir que a charge apresenta uma leitura de celebração do esfacelamento do poder central, sendo mais adequado caracterizá-la como uma representação alegórica do colapso do regime socialista.
e) Correta. O texto trata das declarações de independência dos parlamentos nacionais na União Soviética, questionando-se sobre a real capacidade do governo central em impedir a derradeira fragmentação do país. Tais declarações são episódios vinculados à crise vivida pela União Soviética na virada da década de 1980 para 1990, causada tanto pelo fracasso do modelo planificado de economia como pelo fortalecimento de movimentos nacionalistas críticos ao regime. Para conter tal crise econômica e política, o último líder do país, Mikhail Gorbachev, buscou adotar uma política reformista através de dois principais conjuntos de medidas: a perestroika e a glasnost. A perestroika buscava tanto retomar o crescimento econômico do país como também conter a crise de desabastecimento interno de bens de consumo adotando como principais medidas a redução das despesas militares da União Soviética, a retomada das pequenas propriedades privadas e a redução do o papel dos monopólios estatais. Por sua vez, a glasnost adotava uma série de reformas políticas, como a libertação de presos políticos, a diminuição da censura e a retomada da liberdade de culto no país. Contudo, tais medidas foram insuficientes para reverter a enorme insatisfação popular, que utilizou a maior liberdade de imprensa e de manifestação garantida pela glasnost para expressar suas críticas à continuidade da União Soviética. Diante do fracasso de suas reformas, em 1991, Gorbachev renunciou à presidência da União Soviética e declarou a dissolução do país ainda naquele ano, dando espaço à formação de 15 novas repúblicas que emergiram de sua dissolução.