“Todos os homens, por natureza, tendem ao saber. Sinal disso é o amor pelas sensações. De fato, eles amam as sensações por si mesmas, independentemente de sua utilidade e amam, acima de todas, a sensação da visão. Com efeito, não só em vista da ação, mas mesmo sem nenhuma intenção de agir, nós preferimos o ver, em certo sentido, a todas as outras sensações. E o motivo está no fato de que a visão nos proporciona mais conhecimento do que todas as outras sensações e nos torna manifestas numerosas diferenças entre as coisas”.
Aristóteles. Metafísica, São Paulo: Loyola, 2002.
Nessa passagem, a tese principal apresentada por Aristóteles é a de que “todos os homens, por natureza, tendem ao saber”. Com base na construção do argumento, descrever a sensação da visão tem, como função principal, a seguinte tarefa:
a) |
Delimitar a tese, mostrando que o conhecimento se dá sobretudo nas sensações. |
b) |
Explicar a tese, mostrando qual o significado da tendência ao conhecimento. |
c) |
Refutar a tese, mostrando que o amor às sensações se sobrepõe à tendência ao saber. |
d) |
Deduzir consequências da tese, mostrando as implicações da tendência humana ao saber. |
e) |
Sustentar a tese, mostrando que o privilégio dessa sensação se deve à sua relação com o saber. |
a) Incorreta. Ao falar das sensações, Aristóteles deseja comprovar sua tese de que os homens tendem ao saber; inclusive, quando o filósofo fala da predileção dos homens pela visão, que é, segundo ele, a sensação que mais proporciona conhecimento, ele tem intenção de sustentar o que defende. No entanto, não é possível afirmar que, segundo Aristóteles, o conhecimento se dá sobretudo nas sensações, visto que elas foram citadas somente para ilustrar o que foi dito no início do texto. Segundo o texto, os homens "amam as sensações por si mesmas, independentemente de sua utilidade". Dessa forma, as sensações, no seu conjunto, não proporcionam necessariamente o conhecimento. A diferença se dá quando ele aborda especificamente a visão, diferenciando-a das outras sensações. Além disso, não é correto dizer que a exemplificação dada pelo filósofo delimita a tese.
b) Incorreta. O argumento desenvolvido por Aristóteles não visa conceituar a tendência ao conhecimento, mas sim exemplificá-la para sustentar sua tese.
c) Incorreta. De acordo com o texto, o amor às sensações não se sobrepõe ao do saber, uma vez que o homem demonstra preferência pela visão justamente por ser a sensação que mais proporciona conhecimento.
d) Incorreta. O argumento construído não traz consequências da tese, mas um "sinal disso", ou seja, um fato que comprova a tendência humana à busca do saber.
e) Correta. Ao apresentar a predileção do homem pela visão, Aristóteles afirma que "o motivo está no fato de que a visão nos proporciona mais conhecimento do que todas as outras sensações". Desse modo, constrói um argumento que visa exemplificar a tendência do homem ao saber com a finalidade de sustentar sua tese.