Logo FUVEST

Questão 56 Fuvest 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 56

Cinética Química

O cientista Richard Feynman, prêmio Nobel de Física em 1965, fez comentários sobre o processo de combustão em uma entrevista chamada Fun to Imagine. Segundo ele, à primeira vista, é impressionante pensar que os átomos de carbono de uma árvore não entram em combustão com o oxigênio da atmosfera de forma espontânea, já que existe uma grande afinidade entre essas espécies para a formação de CO2. Entretanto, quando a reação tem início, o fogo se espalha facilmente.


Essa aparente contradição pode ser explicada pois

 



a)

a reação depende de um processo que concentre o carbono para ocorrer.

b)

o fogo torna a reação desfavorável.

c)

o fogo depende da presença de CO2 para começar.

d)

o átomo de carbono da árvore é muito mais resistente ao O2 do que os átomos de carbono dispersos no fogo.

e)

a reação precisa de uma energia de ativação para começar.

Resolução

a) Incorreta. Na forma de macromoléculas orgânicas, como encontra-se nas espécies vegetais, o carbono já é suscetível à combustão, portanto, não há necessidade de concentrar o carbono para que uma queima ocorra.     
b) Incorreta. 
O fogo e seus componentes fornecem energia para que a reação se propague.     
c) Incorreta. O CO2 é produto de uma reação de combustão, portanto, não corresponde a uma condição para iniciação do processo, sendo uma espécie formada no decorrer da transformação.
d) Incorreta. Os átomos de carbono da árvore, por estarem em moléculas orgânicas, apresentam número de oxidação (NOx) menor que +4 (NOx máximo do carbono), portanto, são suscetíveis à oxidação por combustão.     
e) Correta. Embora o processo de queima seja termodinamicamente favorável, o que o enunciado traz como "grande afinidade entre as espécies para formar CO2", do ponto de vista cinético, a reação é limitada por uma elevada energia de ativação, a qual justifica a demanda de um estímulo energético inicial (calor, faísca) para que a reação ocorra.