Logo FUVEST

Questão 57 Fuvest 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 57

Radioatividade Meia Vida

O carbono 14, um isótopo radioativo com meia-vida de 5700 anos, é gerado de forma constante na atmosfera a partir da interação de nêutrons com o nitrogênio atmosférico. Esse 14C reage com o O2 e produz 14CO2. Em função de seu decaimento e de suas taxas de deposição e formação, a proporção de 14CO2 e de 12CO2 na atmosfera é razoavelmente constante ao longo da história geológica da Terra. Esses gases são absorvidos por produtores primários pela fotossíntese, e os isótopos de C são transferidos aos organismos heterotróficos pela teia alimentar.

Com a queima de combustíveis fósseis, produzidos há milhões de anos, quantidades significativas de CO2 têm sido lançadas na atmosfera, aumentando a concentração desse gás.


Com base no exposto, o CO2 emitido a partir da queima de combustíveis fósseis



a)

mantém constante a proporção 12C/14C na atmosfera em relação à encontrada no período pré-industrial.

b)

apresenta maior concentração de 14CO2 em relação à concentração de CO2 atmosférico encontrado no período pré-industrial.

c)

contém quantidades iguais de 14C e 12C, dado que as taxas de formação e deposição de ambos são as mesmas.

d)

aumenta a proporção 12C/14C na atmosfera em relação à encontrada no período pré-industrial.

e)

contém apenas 14CO2, que é o real causador do aquecimento global por ser um gás de efeito estufa mais eficiente que o 12CO2.

Resolução

O carbono 14 sofre decaimento por emissão de partícula beta:

 C614 N714 + β-10

Porém, é formado na atmosfera pelo bombardeamento de nitrogênio 14 por nêutrons provenientes de radiação cósmica: 

N714 + n01 C614 + p11

O que faz com que a proproção C12/C14 permaneça constante nas moléculas de CO2 na atmosfera.

Porém, com a queima de combustíveis fósseis, o CO2 emitido para a atmosfera apresenta uma proporção maior de carbono 12, pois, após a morte do ser vivo, não há mais absorção de carbono 14 incorporado pelos produtores na cadeia alimentar e a meia-vida do carbono 14 é relativamente pequena (5700 anos) comparada ao tempo que os fósseis foram formados (milhões de anos). Sendo assim, após passar um número elevado de meias-vidas, a quantidade residual de carbono 14 que poderia ser transformado em CO2 atmosférico é menor.

A partir desse entendimento, podemos julgar as alternativas:

a) Incorreta. A queima de combustíveis fósseis, a partir da primeira Revolução Industrial, lança na atmosfera uma quantidade significativamente maior de carbono 12 em relação ao carbono 14.

b) Incorreta. Apresenta menor concentração de 14CO2 em relação à concentração de CO2 atmosférico encontrado no período pré-industrial.

c) Incorreta. As quantidades de carbono 12 e carbono 14 encontrados na atmosfera, nos seres vivos  ou nos fósseis não é a mesma, seja antes ou após o início da industrialização. Como o carbono 12 é o isótopo estável, sua quantidade sempre foi maior que a de carbono 14.

d) Correta. Como o CO2 formado a partir da utilização de combustíveis fósseis desde o início da industrialização contém quantidade muito maior de carbono 12, a proporção C12/C14 aumenta em relação ao período pré-industrial.

e) Incorreta. A quantidade de 14CO2 é muito menor do que a de 12CO2 e, além disso, tanto o 14CO2 quanto o 12CO2 são causadores do efeito estufa com a mesma eficiência.