Logo FUVEST

Questão 59 Fuvest 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 59

Ecossistemas aquáticos Biomas Brasileiros

“O Brasil possui a segunda maior área de cobertura de manguezais do globo. Esses ecossistemas proporcionam segurança alimentar às populações costeiras; habitat para espécies terrestres, aves e peixes; e sequestro de carbono. A conservação dos manguezais também é uma solução eficaz para o clima. No entanto, esses ecossistemas e seu vasto potencial natural de armazenamento de carbono são vulneráveis aos impactos causados por atividades antrópicas. No Brasil, aliás, os manguezais estão em perigo. Em 2020, o governo brasileiro aprovou legislação que eliminaria a proteção de manguezais em benefício do desenvolvimento imobiliário. Felizmente, em dezembro de 2021, o Supremo Tribunal Federal considerou essa legislação inconstitucional”.

BEZERRA et al. 2022. “Brazil’s mangroves: Natural carbon storage”. Science, 375(6586): 1239. Adaptado.


Com base no texto, o processo biológico e a atividade socioeconômica sustentável que explicam a importância dos manguezais são, respectivamente,



a)

a alta reciclagem de matéria orgânica e os acúmulos de nutrientes para a exploração de fertilizantes.

b)

o alto sequestro de carbono e o extrativismo por comunidades costeiras tradicionais.

c)

a alta produtividade ecossistêmica e o potencial de exploração para a indústria madeireira.

d)

um estágio intermediário da sucessão ecológica litorânea e a proteção para as áreas costeiras.

e)

o alto armazenamento de carbono e as áreas planas que permitem expansões imobiliárias.

Resolução

Os manguezais são ecossistemas complexos e apresentam grande produtividade primária, devido a grande quantidade de algas, também são um local seguro para a reprodução de diversas espécies de peixes, crustáceos, e outros animais aquáticos. A elevada taxa fotossintética das algas é importante fator de sequestro de carbono da atmosfera, contribuindo assim, junto às algas oceânicas, na diminuição do impacto da ação antrópica no agravamento do efeito estufa e aquecimento global. Geralmente, apresentam água salobra, principalmente aqueles próximos à foz dos rios. Nesses locais, as populações ribeirinhas costumam coletar caranguejos e pescar, de forma que a subsistência está diretamente relacionada à preservação e manutenção desse delicado ecossistema.

a) Incorreta. A reciclagem de matéria orgânica é elevada nos manguezais, mas não há exploração sustentável de fertilizantes a partir de nutrientes acumulados nestes locais.

b) Correta. O sequestro do carbono é um processo biológico relacionado com o manguezal, dada à grande produtividade desse ecossistema e o extrativismo praticado por comunidades costeiras tradicionais é uma ação socioeconômica sustentável ao longo do tempo.

c) Incorreta. O ambiente de fato apresenta alta produtividade primária, mas não há exploração madeireira nos manguezais.

d) Incorreta. O ambiente conhecido como manguezal é um ecossistema clímax, não um estágio intermediário, e a proteção para áreas costeiras é uma demanda constante que deve ter atenção do poder público, não sendo uma atividade socioeconômica propriamente dita.

e) Incorreta. Grande parte do carbono absorvido pelos vegetais pode ficar armazenado, mas a expansão imobiliária seria um dos grandes problemas que ameaçam a existência e manutenção dos manguezais. Isso certamente não é uma atividade socioeconômica sustentável.