A figura a seguir mostra indivíduos de uma espécie de erva daninha ao longo de um trajeto de aproximadamente 100 km, desde uma área urbanizada (na porção inferior esquerda, em tons de rosa) até uma área de floresta (na porção superior direita, em tons de verde). Essas áreas urbanizadas e de floresta estão separadas por uma linha tracejada branca. As ervas daninhas amarelas são aquelas que produzem um composto que age como defesa química contra a herbivoria. As ervas daninhas azuis não produzem esse composto.
SANTANGELO et al. 2022. “Global urban environmental change drives adaptation in white clover”. Science, 375 (6586): 1275-1281. Adaptado.
Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar:
a) |
Há menor herbivoria sobre essa população em áreas urbanas. |
b) |
Há uma abundância maior de insetos herbívoros em áreas urbanas. |
c) |
Essa espécie de erva daninha não consegue sobreviver em áreas de florestas. |
d) |
Há competição interespecífica entre os indivíduos que produzem ou não o composto. |
e) |
A produção ou não do composto corresponde a duas espécies diferentes. |
A figura ilustra a distribuição de dois tipos de ervas daninhas da mesma espécie em áreas urbanizadas ou de floresta. De acordo com a distribuição apresentada, as ervas daninhas amarelas, que produzem composto contra herbivoria, estão distribuídas na área de floresta, enquanto as ervas daninhas azuis, que não produzem esse composto, estão localizadas preferencialmente na área urbanizada, sendo também encontrada na área de floresta, embora em menor quantidade.
Nos locais onde há animais herbívoros, que atuam como agentes seletivos em populações dessa espécie de erva daninha, a presença da defesa química contra a herbivoria confere proteção e vantagem seletiva. Dessa forma, é esperado que em áreas com predomínio de ervas amarelas, a herbivoria seja mais intensa, sendo que as plantas que produzem o composto sobrevivem e se reproduzem, apresentando maior número de indivíduos na população nessas áreas. Já em áreas onde predomina a erva daninha azul, que não apresenta a defesa química, a herbivoria não atua como um fator seletivo significativo.
a) Correta. Nas áreas urbanas os indivíduos que não produzem composto contra a herbivoria (azuis) estão presente em grande quantidade, enquanto que na área de floresta esses indivíduos estão em menor quantidade. Pelo predomínio de ervas amarelas na população que vive na região de floresta, é possível concluir que a herbivoria é mais intensa nessa área e que a presença da defesa química confere proteção e vantagem seletiva. Já em ambiente urbano, o predomínio das ervas azuis indica que a produção de composto contra a herbivoria não traz vantagem seletiva para a planta, o que indica menor ocorrência de herbivoria em áreas urbanas.
b) Incorreta. A abundância de insetos herbívoros em áreas urbanas atuaria um fator seletivo e reduziria a população das ervas daninhas azuis, que não produzem a defesa química contra a herbivoria.
c) Incorreta. Os indivíduos dessa espécie de erva daninha são capazes de sobreviver em áreas de floresta e urbana. Na figura, é possível notar que há predomínio das ervas amarelas nas áreas de floresta, mas as azuis, que são mais suscetíveis à herbivoria, também estão presentes nessas áreas.
d) e e) Incorretas. De acordo com o enunciado as plantas representadas em azul ou amarelo são indivíduos de uma única espécie, mas que se diferenciam pela produção ou não de composto contra herbivoria. Assim, a produção ou não do composto ocorre em indivíduos de uma mesma espécie, diferente do que sugere as duas alternativas. Dessa forma, se ocorresse a competição entre esses indivíduos, essa interação seria intraespecífica e não interespecífica.