Os gráficos mostram a variação da biomassa de duas populações (A e B) de uma planta herbácea ao longo da sucessão primária. Em ambos os casos, em um dado momento indicado no gráfico, ocorre a chegada de indivíduos de uma outra espécie que interagem com essa planta na comunidade.
Os dois tipos de interagentes que poderiam causar os efeitos representados nos gráficos para as populações A e B, respectivamente, são
a) |
um competidor e um herbívoro. |
b) |
um parasita e um comensal. |
c) |
um competidor e um parasita. |
d) |
um mutualista e um herbívoro. |
e) |
um comensal e um mutualista. |
Ao longo da sucessão ecológica a biomassa aumenta na maioria dos casos (exceções podem ser observadas em plantas pioneiras ou gramíneas que aumentam no início da sucessão e passam a diminuir quando ocorre sombreamento intenso). Nos dois gráficos a biomassa aumenta como previsto, e as modificações ocorrem após a entrada de novas espécies no ambiente. No primeiro gráfico, a chegada da nova espécie no ambiente onde está a população A provoca grande aumento em sua biomassa, sugerindo alguma interação ecológica que resulte em benefício para a população em estudo. No segundo gráfico, a chegada da nova espécie provoca intensa redução na biomassa da população B, sugerindo que esta nova espécie prejudica a população B.
a) Incorreta. Um competidor levaria à redução na biomassa da população A, mesmo que esse tivesse maior habilidade competitiva. Um herbívoro realmente levaria à redução da biomassa da população B, como observado.
b) Incorreta. Um parasita levaria à redução na biomassa da população A, porém, um comensal não afetaria a biomassa da população B, uma vez que o comensal, por definição, não afeta negativamente a espécie com a qual a relação é estabelecida.
c) Incorreta. Um competidor levaria à redução na biomassa da população A, não um aumento. Um parasita levaria a redução da biomassa da população B, conforme o gráfico.
d) Correta. Um mutualista se beneficia da presença da planta, mas também a beneficia, o que está de acordo com o gráfico da população A. Um herbívoro se alimenta dos vegetais, diminuindo a biomassa da população B, como observado no gráfico.
e) Incorreta. Um comensal não afetaria a biomassa da população A, dado que o efeito do comensal é nulo na população da outra espécie. Um mutualista beneficiaria a população B, ao contrário do que se observa no gráfico.
Obs: embora tenhamos confirmado a alternativa "d" como correta, observamos que o mutualismo é uma relação obrigatória, na qual os participantes da relação não sobrevivem sem o outro, ou seja, se fosse este o caso, a planta A não teria aumento de biomassa ou mesmo capacidade de sobrevivência até que se estabelecesse a relação. O mais apropriado, nessa alternativa, teria sido supor uma relação de protocooperação, a qual não é obrigatória, mas igualmente benéfica para as duas espécies participantes.