Logo FUVEST

Questão 77 Fuvest 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 77

Choque Perfeitamente Inelástico Sistemas Conservativos na Dinâmica

Um tradicional brinquedo infantil, conhecido como bate-bate, é composto por duas esferas (bolinhas) de massas iguais conectadas cada qual por uma corda e amarradas num ponto comum. Desloca-se a bolinha 1 de uma altura ℎ, conforme ilustrado no arranjo:


Ao soltar a esfera 1, ela colidirá com a bolinha 2, inicialmente em repouso. Supondo que a colisão seja perfeitamente elástica, verifica-se que, após a colisão, a esfera 2 subirá para a mesma altura ℎ. Imagine agora que uma pequena goma colante seja colocada numa das esferas de modo que, após a colisão, ambas permaneçam unidas. Neste caso, após a colisão, a altura alcançada pelo sistema formado pelas duas bolinhas unidas será:



a)

ℎ/8

b)

ℎ/4

c)

ℎ/3

d)

ℎ/2

e)

Resolução

A figura abaixo ilustra a situação descrita no enunciado.

Legenda:

A: ponto de partida da bola 1, a uma altura h em relação a B e C;

B: ponto mais baixo da trajetória da bola 1 imediatamente antes da colisão com a bola 2;

C: ponto onde as bolas 1 e 2 estão grudadas imediatamente após a colisão, formando o conjunto 1-2;

D: ponto mais alto da trajetória do conjunto 1-2 após a colisão, a uma altura h' em relação a B e C.

O enunciado descreve a situação em que 1 e 2 colidem elasticamente, fazendo com que 2 atinja a mesma altura inicial de 1. Tal afirmação permite considerar o movimento de subida e descida conservativo, valendo a conservação da energia mecânica no trajeto de A para B da bola 1 e no trajeto de C para D do conjunto 1-2. Sejam m as massas das bolas.

No ponto A, a bola 1 possui energia cinética nula e energia potencial gravitacional Epot,A=m·g·h em relação ao ponto B. A partir disso, aplicando a conservação de energia mecânica, podemos obter uma expressão para a velocidade de 1 em B:

Emec,A=Emec,B

Epot,A+Ecin,A=Epot,B+Ecin,B

m·g·h+0=0+m·vB22

vB=2g·h. i

Além disso, a subida do conjunto 1-2 (de massa 2m) de C para D também conserva a energia mecânica após a colisão. Como D é o ponto de altura máxima, ali a energia cinética será nula, e podemos obter uma expressão para a velocidade do conjunto após a colisão em C:

Emec,C=Emec,D

Epot,C+Ecin,C=Epot,D+Ecin,D

0+2m·vC22=2m·g·h'+0

vC=2g·h'. ii

No entanto, devemos notar que durante a colisão (de B para C) não há conservação de energia, porém há conservação da quantidade de movimento, de forma que, para a componente horizontal,

QB=QC

m·vB=2m·vC

vB=2·vC. iii

Substituindo (i) e (ii) em (iii), obtemos

2g·h=2·2g·h'.

Elevando ambos os lados da igualdade acima ao quadrado,

2·g·h=4·2·g·h'

h'=h4.

A alternativa correta é a b.