Os três gráficos mostram o comportamento circadiano das variáveis hormônio melatonina (produzida na glândula pineal), hormônio cortisol (produzido nas glândulas supra-renais) e temperatura corpórea em indivíduos saudáveis ao longo do dia (retângulo claro) e da noite (retângulo escuro). As linhas azuis (pontilhadas) correspondem a indivíduos mais jovens, e as vermelhas (contínuas), a indivíduos mais idosos.
Com base nos gráficos, é correto afirmar que
a) |
as amplitudes das variáveis são menores nos indivíduos mais idosos. |
b) |
indivíduos jovens sentem mais sono durante o dia porque produzem mais melatonina que os mais idosos. |
c) |
picos de alta na produção desses hormônios diminuem o estado de vigília e causam a condição de sono à noite. |
d) |
o pico de melatonina causa a menor temperatura em pessoas mais idosas em relação às mais jovens à noite. |
e) |
o cortisol não demonstra ritmo circadiano, o qual ocorre apenas na melatonina e na temperatura. |
O ritmo circadiano é marcado por alterações cíclicas no metabolismo que ocorrem a cada 24 horas. Como ilustrado nos gráficos, essas alterações podem ser hormonais, como na concentração de hormônios (melatonina e o cortisol) ou na temperatura. A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, a qual contém células que recebem estímulos do sistema nervoso segundo a intensidade luminosa que chega aos olhos, sendo secretada no período noturno em quantidades que dependem da duração da noite. Esse hormônio atua no hipotálamo e outras regiões cerebrais, ocasionando a diminuição da atividade do sistema nervoso central e alteração de seu padrão funcional, sendo, portanto, relacionado ao sono. Além disso, a concentração de melatonina também interfere na temperatura corporal, sendo que, quanto maior a concentração de melatonina, menor a temperatura do corpo. Já o cortisol, é secretado durante o dia e estaria associado, entre outras ações, com o estado de vigília, aumento da frequência cardíaca, disponibilização de energia para o cérebro e preparação da fisiologia corporal para a ação.
a) Correta. Os gráficos ilustram que a concentração de melatonina é maior no período noturno, tanto em indivíduos jovens quanto idosos. No entanto, a amplitude de variação desse hormônio entre dia e noite é bem maior nos jovens (linha tracejada) do que nos idosos (linha vermelha). Analisando os outros dois gráficos (concentração de cortisol e variação na temperatura) a amplitude nos idosos também se mantém menor do que aquela observada nos jovens.
b) Incorreta. De acordo com o gráfico da variação de melatonina, os jovens produzem menos melatonina que os idosos durante o dia. Assim, o sono durante o dia não poderia ser justificado pela concentração de melatonina, que é maior nos idosos durante o período diurno.
c) Incorreta. Durante o período noturno há queda na concentração de cortisol. Assim, o pico da concentração de cortisol não se associa com a diminuição, mas sim com o aumento do estado de vigília durante o período diurno.
d) Incorreta. O pico de melatonina no período noturno causa a menor temperatura em pessoas mais jovens (linha tracejada) em relação às mais idosas (linha contínua).
e) Incorreta. Assim como a variação de melatonina e da temperatura, o cortisol também demonstra ritmo circadiano, já que é secretado durante o dia e reduzido durante o período noturno.