Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2023 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Conflitos na Ásia e Oceania

(Adaptado de: https:www.dw.com/pt-br/zeitgeist-a-crescente-tensao-no-mar-da-china-meridional/a-37535015. Acesso em 18/10/2022.)

 

a) Aponte dois conflitos geopolíticos envolvendo a China e os Estados Unidos (EUA) e que estão situados na região destacada no mapa. Explique os interesses envolvidos em cada um deles.

b) Que recursos naturais são disputados no Mar da China Meridional e quais os principais produtos transportados por navegação na região?

 



Resolução

a) O mapa da questão aponta para a região do Mar do Sul da China (ou Mar da China Meridional). A China é a maior potência da região e busca desde o fim da Segunda Guerra Mundial aumentar sua influência com maior controle sobre esse importante mar que liga diversos países em uma rota do oceano Pacífico com o oceano Índico. Os Estados Unidos mantém forte interesse na região e apresenta relações comerciais e diplomáticas muito estreitas com Filipinas e Malásia, além de ter importante histórico geopolítico associado à guerra contra o Vietnã (1960-1975).

Conflito 1: Ilhas Paracel - ocorreram batalhas em 1974 envolvendo a China e Vietnã em relação à posse das Ilhas Paracel, um conjunto de ilhas e recifes em que se estabeleceu efetiva ocupação chinesa com tropas militares, mas ainda é reivindicado pelos vietnamitas.

Conflito 2: Ilhas Spratly - mobiliza as tropas da China, em disputa com Brunei, Malásia, Filipinas e Vietnã pelo controle do conjunto de diversas ilhas compostas por recifes, bancos, atóis, ilhas e ilhotas. Há ocupação de todos os países em pelo menos uma das ilhas (exceto Brunei), sendo que a China vem ocupando mais intensamente desde 2015 algumas dessas ilhas através da construção de grandes obras de infraestrutura militar, como pistas de pousos e aeroportos. Em 2018 foram instalados mísseis defensivos em algumas dessas infraestruturas.

Conflito 3:  Recife Scarborough - disputado pela China e por Filipinas, considerando que a Convenção de Montego Bay, assinada em 1982, garante aos países 200 milhas náuticas a partir de seus litorais de posse desse território, esse recife faz parte da Zona Econômica Exclusiva da Filipinas. No entanto, desde 2012 a China mantém operação militar nessa região e nega acesso dos filipinos a essa área.

Conflito 4: Taiwan - um ponto de disputa, mas que ainda não se confirmou como um conflito direto. Considerada "província rebelde" pelos chineses, Taiwan recebeu grande parte de fugitivos da Revolução Socialista ou Revolução Chinesa (1949) que formaram um governo próprio (não reconhecido por Pequim) e, desde então, estreitou laços econômicos com os Estados Unidos, que atualmente, importa grande parte da produção de semicondutores/chips que são produzidos na Ilha, gerando enorme tensão comercial entre China e EUA, fato que pode resultar em ações militares cada vez maior por parte do governo chinês, pois este tem interesse declarado de reintegrar totalmente o território taiwanês ao seu controle. No ano de 2022, a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, à Taiwan foi interpretada como interferência externa pelo governo chinês, que respondeu com exercícios militares de grande escala ao redor da ilha agravando as tensões na região.

b) Entre os recursos naturais disputados, pode-se citar estoque pesqueiro em áreas de alta piscosidade e algumas reservas de petróleo e gás natural.

Entre os principais produtos transportados pela navegação na região pode-se citar os manufaturados em geral, eletroeletrônicos como celulares, tablets e aparelhos que usam tecnologia de chips e controle através de sistemas de informática. Há também grande tráfego de navios petroleiros na região, bem como de equipamentos e peças destinadas a grandes empresas situadas nos países ali presentes.