Desastre em Petrópolis: população vulnerável acentua impacto da crise climática
Na tarde de 15 de fevereiro de 2022, registrou-se 259,8 mm de chuva em apenas seis horas no primeiro distrito de Petrópolis-RJ. A quantidade de água que caiu superou em 28% a média histórica esperada para todo o mês de fevereiro – 202,2mm – e é a maior chuva em Petrópolis desde, pelo menos, 1932, quando o Instituto Nacional de Meteorologia começou a fazer as medições. A ocorrência de chuvas e a população em vulnerabilidade é a receita para um “desastre natural”. “Esses desastres são uma combinação da parte climática, que se pode prever, com outros fatores que não têm nada a ver com o clima – a vulnerabilidade da população e as pessoas que vivem em áreas expostas.
(Adaptado de: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/02/desastre-em-petropolis-populacao-vulneravel-acentua-impacto-da-crise-climatic. Acesso em 22/11/2022.)
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos relacionados à ocupação de áreas de riscos e a desastres deflagrados em ambiente tropical,
a) aponte duas características das encostas que podem deflagrar movimentos de massa e duas características dos fundos de vale responsáveis por desencadear as inundações.
b) diferencie desastre e fenômeno natural; aponte duas intervenções humanas – em encostas ou fundos de vale – que intensificam os processos responsáveis pela deflagração de desastres.
a) Duas características das encostas que podem deflagar movimentos de massa são a declividade do terreno, uma vez que, quanto mais inclinada a superfície, mais suscetível aos deslizamentos esta se torna; e a presença de solos pouco compactados, que absorvem maior quantidade de água, tornando-o mais propenso a deslizamentos. Duas características dos fundos de vale responsáveis por desencadear inundações são a impermeabilização das áreas de vale por conta da ação antrópica e intervenções no sistema hídrico associado à canalização das calhas de escoamento da água. Além disso, poderia ser citado o assoreamento, decorrente de práticas inadequadas de manejo do solo, que causa a elevação no nível da água por conta do intenso acúmulo de sedimentos no leito dos rios.
b) O conceito de fenômeno natural está associado à ocorrência de fenômenos que fazem parte da geodinâmica dos sistemas terrestres, responsáveis pela estruturação da paisagem, como atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. Já o conceito de desastre natural diz respeito ao impacto de um fenômeno natural de grande intensidade sobre uma área ou região, podendo ou não ser agravado pelas atividades antrópicas. Duas intervenções humanas que intensificam processos responsáveis pela deflagração de desastres naturais são: a remoção da cobertura vegetal das encostas, que causa aumento o impacto das gotas das chuvas no solo e o consequente aumento da erosão pluvial; e a impermeabilização dos fundos de vale, que acarreta numa menor infiltração e maior escoamento superficial da água, o que contribui para a ocorrência de enchentes e inundações.