A Antártida possui centenas de lagos subglaciais, ou seja, abaixo do solo e do gelo que recobre o continente. Recentemente, lá foi descoberto um aquífero de grandes dimensões. Considere um lago de área horizontal e dimensão vertical (ver figura), coberto por uma camada de gelo de espessura . A água líquida do lago encontra-se na temperatura do seu ponto de fusão, , e o ar imediatamente acima do gelo está na temperatura . A densidade da água líquida é e .
a) Para congelar a água, é preciso retirar calor dela. O calor latente de fusão/solidificação da água é Qual é a quantidade de calor que deve ser retirada para congelar completamente o lago, mantendo-se a temperatura do lago a ?
b) A quantidade de calor conduzido da água do lago para o ar, num intervalo de tempo , através de uma área obedece à relação: , sendo a condutividade térmica do gelo. Calcule a potência conduzida através de toda a área A acima do lago.
a) O calor que deve ser retirado da porção de água liquida para que ela congele é dado por
Cada potência de 10 destacada em azul acima representa o fator de conversão para unidades do SI dos dados fornecidos. Por fim
b) Por definição, a potência térmica é dada pela razão entre o calor trocado e o intervalo de tempo dessa troca:
onde representa o calor transferido pela camada de gelo por unidade de tempo . Pela lei de Fourier, fornecida no enunciado, usando os valores em unidades do SI,
Novamente, a potência de 10 em destaque representa a conversão de unidade, agora de km² para m². Com isso