Logo UNICAMP

Questão 5 Unicamp 2023 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Lançamento não Vertical Força de Atrito Dinâmico

O jogo de malha, bastante popular no interior do estado de São Paulo, foi trazido ao Brasil por imigrantes portugueses no século XIX. Consiste em arremessar um disco metálico com o objetivo de derrubar um pino de madeira localizado na extremidade oposta de uma pista plana, horizontal e uniforme.

a) Um jogador lança o disco obliquamente a partir do solo, em um ângulo de 30º com a horizontal, atingindo o chão a uma distância D=36 m do ponto de lançamento. Qual o módulo v0 da velocidade do disco no instante do arremesso?

Dado: sen30º=0,5; cos30º0,9; tan30º 0,6.

b) Em outra jogada, o disco é lançado rente ao solo com uma velocidade inicial v0=16 m/s, percorrendo uma distância d=25,6 m até parar completamente. Qual é o coeficiente de atrito cinético, μc, entre o disco e a pista?



Resolução

a) O alcance do lançamento oblíquo é dado por

D=vx·tvoo,

onde vx=v0·cosθ corresponde à componente horizontal da velocidade de lançamento; assim,

D=v0·cosθ·tvoo.  1

θ=30° é o ângulo que v0 forma com a horizontal. O tempo de voo tvoo, por sua vez, é determinando pela componente vertical do movimento e corresponde ao tempo necessário para que a componente vertical da velocidade inverta de sentido, ou seja, para que vy=-v0y, já que o lançamento termina no mesmo nível horizontal de onde se inicia. Assim, usando a  função horária das velocidades no movimento uniformemente variado, com a aceleração da gravidade  para baixo, a=-g,

vy=v0y+a·t=v0y-g·t,

obtemos com t=tvoo,

-v0y=v0y-g·tvoo

tvoo=2·v0yg.

Como v0y=v0·senθ é a componente vertical da velocidade de lançamento, podemos escrever:

tvoo=2·v0·senθg.  2

Com isso, substituindo 2 em 1, o alcance horizontal pode ser escrito conforme abaixo:

D=v0·cosθ·2·v0·senθg=2v02·senθ·cosθg

Podemos então calcular o módulo v0 da velocidade de lançamento isolando na equação acima e substituindo os valores fornecidos no enunciado. Usando unidades do SI:

v02=g·D2senθ·cosθ= 10·362·0,5·0,9

v02=400v0=20 m/s.

Observação. Poderia ser utilizada a expressão direta para o alcance quando o lançamento retorna ao mesmo nível horizontal de onde é feito:

D=v02gsen2θ,

usando que sen60°=cos30=0,9.

b) Sabendo a distância percorrida pelo disco, sua velocidade inicial e que sua velocidade final é nula, podemos usar a equação de Torricelli para determinar a sua aceleração escalar:

v2=v02+2·a·d

02=162+2·a·25,6

-256=2·25,6·a

a=-5 m/s2.

A aceleração escalar ser negativa é um reflexo de o movimento ser retardado. Com o módulo da aceleração, podemos determinar o módulo da força resultante sobre o disco, FR=m·a (nessa expressão, é utilizado o módulo da aceleração).  Nesse movimento, sobre um plano horizontal, a força normal (para cima) e a força peso (para baixo) anulam mutuamente seus efeitos na direção vertical, de maneira que possuem o mesmo módulo, N=P=m·g, e, portanto, a única força que atua como força resultante é a força de atrito cinético.

Assim, em módulo,

FR=Fatm·a=μC·N.

Como a força normal possui mesmo módulo que a força peso, temos,

m·a=μC·m·g

μC=ag=510 μC=0,5.

Portanto, o coeficiente de atrito vale 0,5.