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Questão 1 Unicamp 2023 - 2ª fase - dia 1

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Questão 1

Intertextualidade e Interdiscursividade Pressupostos e Subentendidos charges e tirinhas

Chargistas fizeram, a convite, releituras da obra de Pedro Américo, publicadas no Caderno Especial Independência 200, da Folha de São Paulo, em 7 de setembro de 2022. Leia o depoimento e a charge da Laerte publicados nesse Caderno.

Texto 1

Independência ou Morte, de Pedro Américo (1888)

Texto 2
Conheci o quadro numa visita escolar ao Museu Paulista, devia ter 10 anos. Me deram uma máquina fotográfica (parecia uma caixa, abria e se colocava o filme lá dentro). Alguém tinha colocado pra mim um filme de 36 poses. Fiz fotos de tudo que me pareceu lindo ou importante, a pintura do Pedro Américo fazia parte. No final da visita, dei uma olhada num pequeno visor que mostrava quantas fotos tinham sido batidas e quantas faltavam para o filme terminar. Abri a máquina pra conferir. Alguém me alertou, mas era tarde. Perdi todas, pobre Pedro Américo. Daí pra frente não consigo pensar no quadro sem lembrar as tecnologias que tanto me desorientam. (Adaptado)

Texto 3

a) Explique por que a charge (texto 3) pode ser considerada uma releitura da obra de Pedro Américo (texto 1). Fundamente sua explicação com elementos da charge.

b) Transcreva o trecho do texto 2 que traduz o sentimento da Laerte em relação ao quadro, após a visita ao Museu Paulista. Como esse sentimento se reflete na releitura que faz do quadro?



Resolução

a) A priori, é válido definir como releitura a criação de uma nova obra a partir de outra já existente, atribuindo a essa nova versão elementos que surgem a partir de novas interpretações e que são inspirados - e não iguais - na versão originária. Tendo isso em vista, pode-se afirmar que a charge de Laerte é uma releitura da obra Independência ou Morte de Pedro Américo, à medida que ambas as obras dialogam de forma bastante explícita e, também, pelo fato de a charge de Laerte trazer elementos novos que expressam a subjetividade da cartunista.

Observa-se, nas duas versões, um cavaleiro ao centro rodeado de outros vários cavaleiros. Na obra originária, de 1888, o homem ao centro é a representação de Dom Pedro I à margem do Ipiranga, no momento em que ele proclama a Independência do Brasil; vê-se que os homens ao redor o observam e bradam sua atitude. A charge de Laerte utiliza esse posicionamento (um homem ao centro e outros vários ao redor) e também usa o mesmo cenário (a margem do Ipiranga), no entanto, por ser uma releitura, traz novos elementos: todos os homens estão com um objeto na mão e estão olhando fixamente para esse objeto. Por ser uma charge publicada em 2022, conclui-se que tais objetos são celulares aos quais todos os personagens da cena estão conectados. Desse modo, a releitura de Laerte, que se inspira na obra de Pedro Américo, faz uma crítica à dependência do ser humano em relações aos telefones celulares, o que vai de encontro à independência proclamada por Dom Pedro representada na obra de 1822 e que expressa a subjetividade da cartunista.

b) O trecho que representa o sentimento de Laerte em relação ao quadro de Pedro Américo é “Daí pra frente não consigo pensar no quadro sem lembrar as tecnologias que tanto me desorientam”. Tal trecho se reflete na releitura feita pela cartunista à medida que todos os personagens da charge estão com um celular na mão, o que dialoga com as tecnologias citadas no trecho. Laerte narra, em seu relato, que sua experiência com a tecnologia, ao visitar o Museu Paulista, foi malsucedida, visto que ela abriu a câmera e perdeu todas as fotografias que haviam sido tiradas durante sua visita ao Museu. No trecho em que ela expressa o sentimento que tem em relação à obra Independência ou Morte, essa visão negativa sobre a tecnologia pode ser vista quando ela diz que as tecnologias a desorientam. Em sua releitura, Laerte, de um certo modo, também traz essa visão, pois observa-se que todos os homens da cena retratada estão “desorientados” em virtude dessa tecnologia, já que estão vidrados na tela de um celular, sem olhar nada que se passa ao redor.