Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

charges e tirinhas Intertextualidade e Interdiscursividade

Texto 1

(MARZ, Marília. Folha de São Paulo, 4 jun. 2022, p. A2.)

Texto 2

Cracolândia vive 30 anos de eterno retorno

Repressão à droga não faz mais do que dispersar usuários; especialistas cobram articulação de políticas

Ela surgiu na Santa Efigênia, nos cruzamentos da rua dos Gusmões com as pequenas ruas dos Protestantes e do Triunfo, logo atrás da Estação Ferroviária da Luz, no centro de São Paulo. E há quase 30 anos, migra de um quarteirão para outro, em modo constante, se esparramando pelos bairros vizinhos. A itinerância da maior cena aberta de uso de crack e outras drogas do país, batizada de cracolândia nos anos 1990, é fruto ora de um jogo de esconde-esconde, a partir do mando do crime organizado, ora do empurra-empurra das operações policiais que incidem sobre ela, onde quer que esteja.

(Adaptado de MENA, Fernanda, Cracolândia vive 30 anos de eterno retorno. Folha de São Paulo, 4 jun. 2022, p. B4.)


Indique a alternativa que apresenta palavras ou termos do Texto 2 diretamente relacionados a elementos representados na charge (Texto 1).



a)

“articulação de políticas” e “esconde-esconde”

b)

“empurra-empurra” e “eterno retorno”

c)

“itinerância” e “crime organizado”

d)

“repressão à droga” e “bairros vizinhos”

 

Resolução

A charge, texto crítico que explora bastante a linguagem não verbal, possui como título o substantivo “Cracolândia”, nome que remete a um grupo de usuários de drogas que vivem na rua e se concentram em um determinado espaço. Na parte não verbal, há a imagem de policiais confrontando esses usuários, que, por sua vez, correm formando um símbolo do infinito.

O texto II aborda a ausência de articulações políticas eficientes e a insistência de medidas pouco efetivas no combate às drogas. A autora deixa claro que a cracolândia não é combatida com a repreensão às drogas, mas que os usuários só se dispersam para outros quarteirões, e o problema continua existindo.

a) Incorreta. O termo “articulação de políticas” não se relaciona à charge, pois, pelo contrário, é mostrada no texto I a ausência dessa organização que ocasiona um problema tido como infinito.

b) Correta. Ao relacionarmos a charge ao texto II, é possível concluir que as palavras “empurra-empurra” e “eterno retorno” estão diretamente conectadas à crítica presente na charge. Essa relação é possível, pois o símbolo do infinito sugere que os usuários de drogas e todos os outros problemas relacionados a essa condição continuarão permanentemente a existir, e as ações policiais somente estarão “empurrando”, dispersando esses usuários para outras regiões.

c) Incorreta. O substantivo "itinerância" remete ao ato de deslocar-se de lugar para lugar e poderia estar relacionado à charge. No entanto, não é possível relacionar “crime organizado” ao texto 1, porque não há sugestão a esse tipo de organização.

d) Incorreta. O termo “repressão à droga” pode estar relacionado ao texto 1 pela imagem dos policiais atrás dos usuários de drogas, mas não é possível associar “bairros vizinhos”, de forma direta, à charge.