Logo UNICAMP

Questão 37 Unicamp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 37

Doenças (Vírus)

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem muitos tipos de HPV e a maioria deles não causa problemas ao organismo humano. Porém, os tipos de HPV 16 e 18 estão associados com 70% dos casos de cânceres de colo do útero e lesões genitais pré-cancerosas.

(Adaptado de https://www.paho.org/pt/topicos/hpv-e-cancer-do-colo-do-utero. Acesso em 01/06/2022.)

É correto afirmar que o HPV é transmitido



a)

principalmente por contato sexual; o uso de preservativo elimina a possibilidade de infecção pelos HPV 16 e 18, sendo indicado quando existe exposição ao vírus.

b)

por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sobretudo durante a relação sexual; a vacinação pode tratar a infecção e as doenças associadas aos diversos tipos de HPV.

c)

principalmente por contato sexual; o controle da infecção inclui a prevenção pela vacinação contra os HPV 16 e 18, sendo indicada antes da exposição ao vírus.

d)

por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sobretudo durante a relação sexual; o uso de preservativo impede o desenvolvimento das doenças associadas ao HPV.

Resolução

O vírus HPV é capaz de infectar a pele e as mucosas humanas, sendo transmitido pelo contato íntimo com pessoas portadoras do vírus. Em geral, a principal forma de transmissão é a sexual, sem uso de preservativo, tanto homossexual como heterossexual.

O contato por outras formas é, portanto, uma via de transmissão, apesar de não ser tão importante quanto a via sexual.

A implementação de vacinação contra este vírus foi muito importante, pois auxilia na prevenção de casos de câncer de colo de útero, além de outras possibilidades aventadas nos últimos anos, como câncer de ânus, pênis e próstata. No caso desta última, aumentaria as chances do desenvolvimento do tumor, uma vez que o vírus seria mais um fator de risco.

a) Incorreta. A principal via de transmissão realmente é sexual. O uso de preservativo é uma importante medida de prevenção, mas o advento da vacinação contra este vírus é mais significativa, uma vez que o preservativo protegeria apenas os órgãos sexuais, e não outras partes da pele ou mucosas que possam ser expostas. Além disso, não se decide utilizar o preservativo “quando existe exposição ao vírus”, uma vez que é impossível saber com antecedência quando se daria esta exposição.

b) Incorreta. Ao citar o “contato direto com a pele ou mucosa infectada”, praticamente estaríamos incluindo as formas de transmissão, inclusive a sexual, porém, a alternativa é incorreta uma vez que a vacinação não é um recurso de tratamento, e sim de prevenção.

c) Correta. A principal via de transmissão realmente é sexual. A vacinação é a principal forma de prevenção desta enfermidade, assim como da maior parte das viroses para as quais temos meios de prevenção.

d) Incorreta. Ao citar o “contato direto com a pele ou mucosa infectada”, estaríamos incluindo as formas de transmissão, inclusive a sexual. Porém, o preservativo não impede o desenvolvimento de qualquer doença, e sim o contágio.