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Questão 57 Unicamp 2023 - 1ª fase

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Questão 57

Conquista da América Expansão europeia

As gravuras eram um importante e significativo meio de comunicação nas sociedades europeias. Os ecos do Novo Mundo chegavam à Europa rapidamente pelas mãos daqueles que nunca tinham pisado no continente recém-descoberto.

(Adaptado de TATSCH, Flavia Galli. A construção visual da América em gravuras: códigos de Percepção e suas transformações. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 03 a 06 de maio de 2011, Londrina – PR.)

A partir da leitura da imagem e do texto acima – que versam, ambos, sobre a construção visual, em gravuras, da América do início da Era Moderna –, é correto afirmar que



a)

a gravura traz elementos greco-romanos para representar a descoberta do Novo Mundo. Nela, o continente foi simbolizado pela paisagem típica da América e pela presença de Américo Vespúcio.

b)

o código visual da gravura, produzido em um contexto medieval, traz o encontro de Américo Vespúcio com as terras americanas, representado pelos artefatos europeus, como, por exemplo, a rede.

c)

a gravura alude ao encontro entre Américo Vespúcio e a América, representados, na imagem, pelo navegador e pela indígena nua. Essa representação resultava dos relatos escritos sobre o Novo Mundo e da tradição imagética europeia.

d)

a gravura usa elementos visuais da cultura europeia para apresentar a Europa como detentora de civilidade e a América indígena, grotesca, armada e opositora aos domínios europeus.

Resolução

Jan van der Straet (Giovanni Stradano) nasceu em Bruges e era filho de uma família nobre empobrecida. Durante o Século XVII, o artista aprendeu diversas técnicas pictóricas e gráficas, tendo trabalho em Roma, Nápoles e Pisa. Em uma de suas viagens à Antuérpia, Straet foi autor de inúmeras gravuras, alcançando grande fama com a elaboração de séries ou desenhos únicos (geralmente executados sob encomenda).  Por encomenda, o artista criou uma série de gravuras denominada Nova Reperta, da qual faz parte a imagem Vespúcio descobre a América

a) Incorreta. Podemos considerar a influência greco-latina na gravura somente no que se refere aos traços fisionômicos e à proporção do corpo. No entanto, considerando a concepção mais ampla e simbólica da gravura, Straet e alguns de seus contemporâneos buscavam demonstrar que a cultura dos gregos e romanos, que era tradicionalmente o modelo a ser comparado, tinha sido superada. Tais artistas buscavam enfatizar símbolos que representavam uma Nova Era (tais como a descoberta da América, a arma de fogo e a imprensa). Além disso, a afirmativa está incorreta também por afirmar o continente foi simbolizado pela paisagem típica e pela presença do navegador português, pois é a indígena que representa o Novo Mundo. 
b) Incorreta. A Idade Média se iniciou no século V d.C. e teve seu término no século XV d.C. Assim, o código visual da gravura não foi produzido em um contexto medieval, mas sim durante a Modernidade (séculos XV - XVIII). Além disso, a rede representada na imagem não é um artefato europeu, mas sim associado aos indígenas americanos. 
c) Correta. A imagem mostra uma indígena nua que se levanta da rede para falar com o europeu. América, representada pela a indígena de cabelos compridos, ornamento na canela direita e um enfeite na cabeça, observa o português. Já Vespúcio aparece vestido e armado, segurando nas mãos artefatos sugestivos de seus conhecimentos astronômicos. As imagens do continente americano produzidas nesse contexto foram feitas por artistas que nunca tinham visitado o Novo Mundo. Devido à impossibilidade de desenhos realizados in loco, a principal referência para a produção das imagens eram as descrições textuais, sendo essas muito pautadas pelo repertório do imaginário medieval. .
d) Incorreta. É correto afirmar que a imagem, que opõe a indígena nua e o navegador armado e vestido, pode ser interpretada a partir da oposição entre os conceitos de civilização e barbárie. No entanto, tal afirmativa é descartada ao afirmar que a América indígena é "grotesca, armada e opositora ao domínio dos europeus". A representação da América como um corpo nu feminino, que se levanta de uma rede em direção ao colonizador, é incompatível com a ideia de oposição ou resistência armada; pelo contrário, a sugestão é de o oferecimento à conquista dos colonizadores.