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Questão 58 Unicamp 2023 - 1ª fase

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Questão 58

Formação de Quilombos

As estimativas sobre a população de Palmares no século XVII oscilam entre 5 e 20 mil pessoas. A crônica abaixo, de 1678, descreve o território palmarino:

Reconhecem-se todos obedientes a um que se chama “o Ganga Zumba”, que quer dizer “Senhor Grande”. A este tem por seu rei e senhor todos os mais, assim naturais dos Palmares como vindos de fora. Habita na sua cidade real que chamam o Macaco. Esta é a metrópole entre as mais cidades e povoações. Está fortificada toda em cerco de pau a pique, com torneiras abertas para ataque e defesa. E pela parte de fora toda se semeia de estrepes de ferro e buracos no chão. Ocupa esta cidade dilatado espaço, forma-se mais de 1500 casas. A segunda cidade chama-se Sirbupira; nesta habita o irmão do rei que se chama “o Zona”. É fortificada toda de madeira e pedras, compreende mais de oitocentas casas. Das mais cidades e povoações darei notícia quando lhe referir as ruínas.

(Adaptado de: ANTT, Manuscrito da Livraria, cod. 1185, fls. 149-55v. In: LARA, Silvia; FACHIN, Phablo (org.). Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678. São Paulo: Chão Editora, 2021, p. 9 – 49.)

Sobre a organização do espaço palmarino, é correto afirmar que



a)

os negros que fugiram para Palmares ocuparam os espaços urbanos das vilas coloniais na Serra da Barriga; essas vilas tinham sido abandonadas por Portugal durante as guerras de expulsão, de Pernambuco, dos holandeses.

b)

o que se convencionou chamar de quilombo de Palmares era uma rede de povoações fortificadas, formadas por centenas de casas e interligadas por meio de um sistema político influenciado por lógicas culturais africanas.

c)

as povoações que constituíam Palmares se originaram da estrutura urbanística construída por Nassau nas serras de Pernambuco e Alagoas, a partir da racionalidade holandesa na época da luta pelo domínio do açúcar.

d)

a maioria da população negra que vivia nos mocambos de Palmares no século XVII era crioula, ou seja, nascida no Brasil, e combinava a influência da organização política de Angola e das redes urbanas litorâneas e europeias de Pernambuco.

Resolução

a) Incorreta. Não é correto afirmar que o Quilombo dos Palmares se formou no espaço de antigas vilas coloniais. Os mocambos associados aos Palmares sequer constituíram pontos fixos ao longo dos anos, sendo realocados ou mesmo reconstruídos em virtude de necessidades naturais ou de ataques de forças inimigas. Tanto sua estrutura de defesa, com paliçadas e armadilhas, bem como a organização interna remontam aos espaços de acampamentos centro-africanos do século XVII e, embora resguardem alguma influência adquirida no contato com os colonos na América (como a presença de capelas), tratavam-se de comunidades com características bastante divergentes das vilas coloniais portuguesas.
b) Correta. Conforme o documento atesta, o território dos Palmares compreendia um grupo de mocambos, e não somente um único agrupamento de escravos fugidos. Além dos mocambos do Macaco e de Sirbupira citados pelo texto base, a documentação de época também revela a existência de outros núcleos populacionais, como Tabocas, Amaro, Zumbi e Andalaquituxe. Quanto à estrutura política palmarina, a documentação colonial reconhece a liderança de Ganga Zumba, “rei” que contava com uma rede de parentes o principal cargo político e militar nos vários mocambos que compunham Palmares. Tal organização remete às estruturas de reinos e sobados centro-africanos, também estados linhageiros e no qual o parentesco era determinante para a ocupação das chefias militar e políticas, indicando uma clara relação entre as estruturas políticas existentes em ambos os lados do Atlântico.
c) Incorreta. A rede de mocambos palmarinos não se originaram das influências urbanísticas nassalinas, mas sim traziam fortes influências centro-africanas. As próprias demandas militares dos mocambos determinavam muitas das características desses espaços, impondo mesmo um caráter provisório às comunidades que, segundo relatos, chegaram a ser cercados, atacados e deslocados ao longo de sua existência. Portanto, a organização desses espaços dialoga mais com elementos existentes em acampamentos militares da região de Congo-Angola do que com a lógica urbanística introduzida por Maurício de Nassau em Pernambuco.
d) Incorreta. Embora crioulos também habitassem os mocambos dos Palmares, não é possível inferir que estes compunham a maioria da população local. O grande afluxo de escravos centro-africanos para o Nordeste no século XVII, a baixa expectativa de vida dos cativos na região e a presença de costumes, tradições e práticas políticas centro-africanas em Palmares sugerem um grande número de escravos africanos em Palmares.