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Questão 59 Unicamp 2023 - 1ª fase

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Questão 59

Conceito de Direitos Humanos Iluminismo

No livro “A invenção dos direitos humanos”, a historiadora Lynn Hunt nomeou dois mecanismos de transformação na França de fins do século XVIII. O primeiro seria a popularização dos chamados romances epistolares. As cartas enviadas pelas protagonistas discorrem sobre as emoções humanas para os leitores. As lutas das personagens Clarissa e Pâmela, descritas por Samuel Richardson, ou as questões de Júlia, personagem de Jean-Jacques Rousseau, fizeram com que os leitores reconhecessem a legitimidade de seus desejos e de suas vivências. Outro mecanismo de transformação social foi a campanha contra a tortura, marcada por uma nova visão de corpo. Para Hunt, ler relatos de tortura e romances epistolares ajudou a moldar o foro íntimo de cada um, o que teve repercussão na política.

Considerando o texto acima e o contexto histórico comentado, assinale a alternativa correta sobre os direitos humanos.



a)

O nascimento dos direitos humanos ligou-se ao aparecimento do sentimento de empatia entre diferentes sujeitos sociais, independentemente de sua condição social, como se podia ver nos romances epistolares. Isso influenciou os preceitos de liberdade individual e de igualdade social.

b)

Conhecidas através dos romances policiais editados pela imprensa revolucionária francesa, as personagens literárias femininas subalternas ganharam importância ao se oporem à tortura, defendida pelo Terceiro Estado nos debates sobre direitos humanos.

c)

O nascimento dos direitos humanos envolveu a contestação, pela imprensa francesa, da tortura como prática de obtenção de testemunho ou como castigo. Isso se devia ao fato de que a tortura feria a concepção cristã de corpo, defendida pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

d)

Ao afirmar que todos são iguais perante a lei e que todos gozam dos mesmos direitos, independentemente de sua origem social ou nascimento, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão defendia o cidadão passivo, indiferente à violência e à humilhação na convivência cotidiana.

Resolução

A questão traz um importante debate para as ciências humanas, a saber, o debate sobre direitos humanos. Embora a discussão seja amplamente conhecida nos dias de hoje, no sentido de se veicular em diferentes canais e circular em diferentes ambientes e contextos, a expressão e, mais ainda, a ideia, não é da história atual, de nossos dias, mas vem de longa data: pelo menos do final do século XVIII, no cenário da Revolução Francesa e de outros movimentos burgueses modernos. Aliás, é justamente a partir daí que o exercício começa, trazendo um texto para comentar a França dos últimos anos do século XVIII.
Ademais, a questão aborda os direitos humanos na perspectiva de seu nascimento, colocando os romances epistolares como fundamentais para a construção dessa ideia. E, tendo isso em vista, avaliamos os itens, como segue:
a) Correta. Podemos entender direitos humanos da seguinte forma: a ideia segundo a qual todos e todas necessitam de condições fundamentais mínimas para uma existência digna. Nesse viés, empatia e outros termos das ciências humanas, como alteridade e solidariedade, são necessários para colocar em prática essa "poderosa" ideia presente entre os franceses do final do século XVIII. Poderosa ideia que, como a alternativa coloca, começa a se concretizar quando da popularização dos romances epistolares (conforme menciona o texto que introduz o exercício), que fazem as pessoas de diferentes classes despertarem os anseios de liberdade individual e igualdade social, mais dois de tantos outros ingredientes que, quando somados, vão dando corpo e vida à construção dos direitos humanos, construção essa que já dura mais de dois séculos. Vale destacar que os romances epistolares eram aqueles com a narrativa elaborada a partir de correspondências. 
b) Incorreta. A alternativa está incorreta pois o texto não trata de romances policiais, mas sim de romances epistolares, aqueles construídos a partir de cartas ou diários. É também incorreto generalizar que o Terceiro Estado apoiava a tortura, vale ressaltar, por exemplo, que o desenvolvimento da guilhotina visava oferecer uma morte "igualitária" e eliminar os suplícios típicos do período medieval.  
c) Incorreta.  A alternativa erra ao afirmar que a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão defendia uma concepção cristã de corpo, tema que não é sequer abordado em tal documento. 
d) Incorreta. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão não defendia um cidadão passivo e indiferente, como sugere a alternativa. A prática cidadã é sempre prática, como o próprio termo já diz e, por isso, ativa. Há de se lutar por igualdade, liberdade, fraternidade, Há de se lutar por cidadania e direitos humanos. Indiferença, sobretudo à violência e humilhação, não levam à construção dos direitos. Jean-Jacques Rousseau, citado no exercício, e tantos outros nomes da história do pensamento ocidental, falaram repetidas vezes sobre isso.