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Questão 60 Unicamp 2023 - 1ª fase

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Questão 60

Segundo Reinado

Observe abaixo duas pinturas históricas oitocentistas que se tornaram cânones visuais da História do Brasil, e que são acionadas, por exemplo, nas comemorações do Bicentenário da Independência.

A partir de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta a respeito da produção do passado histórico.



a)

As duas telas encenam dois fatos históricos fundamentais da memória nacional: o descobrimento do Brasil e a fundação da nação independente. Inseridas no panteão histórico nacional, elas valorizam a história global e a Europa.

b)

Prática do ideário nacionalista oitocentista, a celebração, na pintura histórica, dos fatos nacionais estava associada à produção – do ponto de vista dos trabalhadores retratados na tela – de uma visão de passado da nação

c)

Celebrar eventos do passado foi estratégico para as identidades coloniais criadas no século XIX. Assim, pertencer a uma nação significava herdar um passado de valorização da diversidade étnica e igualdade social.

d)

Estas pinturas inseriam-se em políticas de memória que construíam e traduziam valores fundamentais das identidades nacionais. Elas ensinavam sobre as origens da nação e estabeleciam referências identitárias para os cidadãos.

Resolução

a) Incorreta. As duas telas estão inseridas no contexto da pintura histórica no Brasil. Ao longo do Império (1822-1889), especialmente a Academia Imperial de Belas Artes, havia o objetivo de contribuir, por meio das artes visuais, para a construção e consolidação de uma identidade nacional específica. Nesse sentido, artistas tais como Vitor Meirelles (1832-1908) e Pedro Américo (1843-1905), realizaram trabalhos ligados a temas chave nesse setor, como o início de nossa colonização (tela sobre a primeira missa) ou sobre o processo de independência (tela sobre o grito do Ipiranga). Nesse sentido, o objetivo final dos trabalhos não era “valorizar a história global e a Europa”, mas sim criar uma versão para a história nacional, centrada numa visão que valorizasse o Brasil e a construção de um passado para a nação.
b) Incorreta. As telas não tinham como ponto central a atuação dos trabalhadores, mas sim, no caso da Primeira Missa ressaltar a construção de um passado ligado ao cristianismo. Já a tela Independência ou Morte, destaca o papel heroico da figura de D. Pedro I para a conquista da independência.
c) Incorreta. Na verdade, as duas telas foram produzidas num contexto de criação e consolidação de identidades nacionais nos países das Américas que haviam conquistado a independência recentemente. Dessa forma, não foram produzidas em um momento histórico de colonização. De qualquer forma, esses trabalhos não visavam valorizar a diversidade étnica e a igualdade social, ao contrário, o protagonismo do passado era centrado nas elites. Dessa forma, os indígenas retratados na tela que retrata a primeira missa são coadjuvantes do protagonismo da Igreja Católica e, na tela sobre a independência, o povo está numa posição subalterna à figura do príncipe europeu.
d) Correta. No século 19, com a conquista da independência o Império muito investiu na construção de uma visão do passado que justificasse a consolidação de uma certa identidade nacional para os cidadãos brasileiros. Desde a atuação de intelectuais, tais como Araújo Porto Alegre, em instituições como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a Academia Imperial de Belas Artes, esses propósitos foram se consolidando. Artistas como Vitor Meirelles e Pedro Américo muito contribuíram para esse propósito por meio de seus trabalhos, ligados a temas como o descobrimento, a independência e guerras.